POLÍTICA

PT e PL se unem contra Lira em votação do 'imposto da Shopee'

Lira já prometeu que colocará em pauta, nesta quarta (22), o projeto para taxar compras internacionais de até 50 dólares

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 22/05/2024 às 9:08
Notícia

Adversários na maior parte do tempo, o PT do presidente Lula e o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro devem se unir nesta quarta-feira (22) para tentar derrotar o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Isso porque o pepista prometeu colocar em pauta na Casa a volta da taxação para compras internacionais de até 50 dólares, mais conhecido como "imposto da Shopee"

O fim da isenção da taxa de importação para compras de até US$ 50 é visto como um gesto de Lira ao setor varejista brasileiro, que alega enfrentar concorrência desleal com empresas estrangeiras, como Shopee, Shein e AliExpress.

O trecho que trata das compras internacionais foi incluído por aliados de Lira como um “jabuti” em um projeto que trata da criação do Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover).

PT E PL CONTRA

Líderes das legendas já avisaram que suas bancadas vão votar contra o projeto, que é defendido "com unhas e dentes" por Lira.

De acordo com a coluna de Igor Gadêlha no portal Metrópoles, petistas e bolsonaristas avaliam que taxar compras internacionais de até US$ 50 é uma medida impopular que não deve ser aprovada, principalmente em ano eleitoral, quando muitos deputados serão candidatos a diversas prefeituras espalhadas pelo Brasil.

Com PT e PL, maiores partidos da Câmara, votando contra a proposta, a tendência é de que ela seja derrotada no plenário. Vale lembrar que, juntas, as legendas têm 163 parlamentares.

Tags

Autor