relações internacionais

Lula retira definitivamente embaixador de Israel em gesto contra Netanyahu

Embaixador de Israel é oficialmente realocado para outro cargo. Lula não nomeou novo diplomata para o país

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 29/05/2024 às 10:45
Notícia

O Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (29) trouxe a oficialização da saída de Frederico Meyer, até então embaixador brasileiro em Israel, do posto no Oriente Médio. 

A decisão do presidente Lula (PT) ocorre após a crise entre Luiz Inácio e os israelenses. Já fazia três meses que Meyer retornara ao Brasil. 

EMBAIXADOR EM ISRAEL

Com a nova ação, o embaixador foi transferido para o cargo de representante especial na Conferência do Desarmamento, em Genebra, na Suíça. Meyer voltou para Tel Aviv na semana passada para organizar sua mudança. 

Apesar da oficialização da saída do embaixador, Lula não nomeou um novo diplomata de primeira classe para ocupar o posto em Israel. Por enquanto, a embaixada brasileira estará sobre o comando do encarregado de negócios, o ministro conselheiro Fábio Farias. 

Mesmo que essa ação não indique a interrupção completa das ações diplomáticas entre Brasil e Israel, essa é a ação mais drástica de Lula desde o início dos conflitos com Benjamin Netanyahu.

Após Lula comparar com o holocausto a ação dos soldados israelenses com os palestinos, o governo de Israel repreendeu o diplomata brasileiro publicamente ao levá-lo em um museu sobre a ação nazista.  

VEJA TAMBÉM: LULA volta a CRITICAR ISRAEL em visita a GUIANA

Tags

Autor