Saúde

Exagera nos exercícios físicos? Veja o que os especialistas falam sobre isso

O excesso de treinos físicos pode causar rabdomiólise, doença provocada por lesões no músculos e que prejudica a saúde do rins

Imagem do autor
Cadastrado por

Guilherme Gusmão

Publicado em 30/05/2024 às 16:30
Notícia

Seja na academia ou em casa, o exagero na prática de exercícios físicos pode trazer uma série de riscos para a saúde, segundo especialistas.

Assim como as execuções erradas dos treinos fazem mal ao corpo, o excesso dessas atividades pode ocasionar problemas graves, que muitas vezes necessitam de medicação e internação.

O problema ganhou repercussão nos últimos meses, fazendo com que o país testemunhasse alguns casos de pessoas que foram hospitalizadas ou morreram devido a esses exageros nos treinos físicos.

Em setembro de 2023, a influenciadora Kamila Rigobeli usou as suas redes sociais para relatar que foi internada em uma Unidade Intensiva Terapêutica (UTI), três dias após ter ido a uma aula experimental de spinning.

Na época, Kamila explicou que devido ao excesso das atividades físicas, uma lesão muscular foi ocasionada e, com isso, foram liberados altos níveis de toxinas em seu corpo. Esse quadro clínico fez com que a criadora de conteúdo tivesse fortes dores musculares e apresentasse alterações na urina.

Já em janeiro deste ano, um corredor morreu na cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, após uma lesão muscular aguda causada pelo excesso de esforço físico.

Dorgival Celerino do Nascimento, de 50 anos, foi internado após a participação em uma prova de corrida, que percorreu 14 quilômetros entre as cidades pernambucanas de Pombos e Gravatá.

Tanto no caso de Dorgival, como no de Kamila, os médicos detectaram rabdomiólise, doença provocada por lesões no músculos do corpo que podem prejudicar os rins, deixando a urina preta.

Causas, sintomas e tratamento da rabdomiólise

Em entrevista ao Correio Braziliense, a nefrologista Núbia Moreira afirmou que a prática intensa de exercícios físicos é um dos principais fatores da patologia, que vem ganhando notoriedade no mundo fitness por sua peculiaridade e gravidade.

Vale salientar que mesmo sejam comuns os relatos de dores musculares após os treinos, quando as queixas de desconfortos são constantes e acompanhadas de outros sintomas, é hora de se preocupar e de procurar ajuda clínica.

Urina amarronzada, cansaço, náusea e dificuldade extrema de movimentos são exemplos desses sinais.

Segundo o profissional de educação física Luiz Henrique da Silva, a patologia é caracterizada pelo aumento de toxinas na corrente sanguínea.

"No caso das atividades físicas vigorosas, as fibras musculares podem se danificar, resultando na liberação de produtos celulares, como mioglobina, na corrente sanguínea. Se essa liberação for significativa, pode sobrecarregar os rins, levando a complicações", explicou.

Dependendo do quadro do paciente, a internação e a hemodiálise são necessárias, pois elas podem ser eficazes contra as complicações da doença.

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor