5 exercícios para emagrecer de uma vez por todas
Saiba quais são os melhores exercícios para quem busca emagrecer de forma saudável
Emagrecer definitivamente é uma busca comum entre aqueles que já enfrentaram o famoso “efeito sanfona”. Esse fenômeno ocorre quando você se dedica intensamente aos treinos e à alimentação, atinge um corpo mais atlético, mas depois volta à estaca zero.
Muitas vezes, isso acontece porque os métodos utilizados para perder gordura não são sustentáveis a longo prazo. As pessoas se submetem a práticas agressivas, com treinos insanos e alimentação restrita. O resultado aparece, mas não se mantém.
Por isso, emagrecer de vez não é uma tarefa simples. É preciso constância e paciência. A mente deve estar preparada para um novo estilo de vida e não para um projeto passageiro.
Quem quer emagrecer de vez deve optar por atividades físicas práticas e prazerosas. A educadora física e personal trainer Lana Pessoa, do Saúde em Dia, lista cinco bons exercícios para realizar em casa, sem a necessidade de equipamentos, que aumentarão o gasto calórico diário. Fator fundamental para emagrecer de vez. Confira:
1 – Agachamento com salto
Realize um agachamento comum, com a flexão dos joelhos e do quadril, de maneira que os glúteos fiquem apontados para trás. No entanto, ao subir, dê um salto para cima.
“É um exercício poderoso para começar a sequência. Nele, temos alto gasto calórico, pois movimentamos o corpo como um todo (pernas, abdômen e braços para dar potência na hora da subida). Trabalhamos de maneira localizada, fortalecendo principalmente pernas e glúteos”, afirma Lana.
2 – Corrida parada
Fique parado e simule os passos de uma corrida, elevando os joelhos o máximo que conseguir. “As corridas têm alto gasto calórico e, quando se empurra o calcanhar no chão para levantar o joelho, se potencializa a ação localizada nos glúteos”, completa a especialista.
SAIBA OS MELHORES EXERCÍCIOS PARA AS TAXAS DE COLESTEROL, GLICOSE E TRIGLICERÍDEOS
3 – Ajoelha e levanta
Para fazer este exercício, suba o peso do corpo inteiro com apenas uma das pernas e depois faça o mesmo com a outra, sempre alternando para ficar na posição de pé.
De acordo com Lana, ao levantar todo o peso se gasta muitas calorias e, quando se empurra o pé em direção ao solo para subir novamente, focamos bastante nas pernas.
4 – Polichinelo
Abra e feche as mãos o mais alto possível, enquanto realiza o mesmo movimento com as pernas, dando pequenos saltos.
“Nesse movimento, trabalhamos bastante a panturrilha, minimizando as varizes e fortalecemos os ombros. Isso é muito importante para melhorar a proporção entre cintura e ombro, criando a aparência de uma cintura mais fina”, diz a personal.
5 – Pular corda (sem corda)
Basta simular o movimento. “Caso tenha coordenação motora, pode incluir socos, como se houvesse um saco de boxe à sua frente. Esse é um exercício que trabalha os membros inferiores e superiores e promove alto gasto calórico”, revela Lana.
“Minha sugestão é fazer cada movimento por 30 segundos e descansar por 10 segundos caminhando de um lado para o outro. Se sobrar energia, repita o circuito até completar 15, 20 ou 30 minutos. Para finalizar a sequência, você pode dançar duas músicas que adora, assim você solta o corpo e continua gastando calorias, tornando o treino ainda mais agradável”, finaliza a treinadora.
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”