Saúde

Musculação, crossfit, calistenia e funcional: Veja as diferenças

Saiba a função de cada modalidade

Imagem do autor
Cadastrado por

Guilherme Gusmão

Publicado em 01/06/2024 às 14:51
Notícia

Em casa ou na academia, realizar exercícios físicos sempre é uma boa opção para quem deseja manter o corpo em boa forma. Além disso, a prática regular dessas atividades traz uma série de benefícios para a saúde.

Entre as modalidades mais populares entre os brasileiros estão a musculação, o crossfit, a calistenia e o funcional.

No entanto, todas essas opções podem gerar dúvidas nas pessoas na hora de escolherem o melhor treino para os seus corpos, principalmente devido as similaridades dos treinos.

"Cada modalidade de exercício tem suas características específicas de estímulos, biomecânica de movimentos, ações musculares, vias energéticas, entre outras. É preciso ser sincero sobre as metas que se quer atingir antes de sair gastando tempo, dinheiro e energia", afirmou o especialista em fisiologia Felipe Kutianski, em entrevista ao portal Terra.

O profissional pontuou que saber o que deseja alcançar como objetivo é uma escolha assertiva para alcançar resultados para o corpo.

Veja as diferenças das modalidades:

Musculação

Normalmente praticado em academias, o treinamento de força trabalha o desenvolvimento dos músculos através de aparelhos específicos para cada região do corpo.

"A musculação se concentra principalmente no levantamento de pesos para desenvolvimento de massa muscular, força e definição corporal", explicou Felipe.

Crossfit

Segundo o profissional, a modalidade é conhecida por seu foco em treinos de alta intensidade. Nas academias de crossfit os educadores físicos pedem que os alunos combinem os seus treinos com elementos da ginástica, levantamento de peso olímpico e cardio.

O Crossfit tende a melhorar o condicionamento físico e resistência.

Calistenia

Os métodos de treino da calistenia são somente com o peso do corpo. A modalidade consegue trabalhar vários grupos musculares simultaneamente.

"A modalidade promove força, controle corporal, resistência e flexibilidade", apontou Felipe.

Funcional

O treino funcional consiste em uma série de exercícios dinâmicos e que trabalha diversos músculos do corpo simultaneamente.

A modalidade se destaca devido a sua abordagem de movimentos multiarticulares que visam melhorar a mobilidade do corpo, a estabilidade, a coordenação e o equilíbrio.

VEJA TAMBÉM:

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor