congresso

Oposição cria estratégia em taxação da Shein e Shopee para desgastar Lula; entenda

Encabeçada por Flávio Bolsonaro, oposição tentará ser contra taxação de compras internacionais para prejudicar o presidente Lula com o público

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 05/06/2024 às 12:07
Notícia

Com a aprovação na Câmara dos Deputados da taxação de compras internacionais em sites como Shein e Shopee, o Senado Federal estava originalmente reticente sobre o que faria com a proposta. 

Apesar disso, informações do Blog do Valdo Cruz no G1 apontam que a oposição decidiu por se colocar contra a proposta para desgastar a imagem do presidente Lula (PT) com a população. 

OPOSIÇÃO DEVE FICAR CONTRA TAXA DAS BLUSINHAS

Articulado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o plano é de que a oposição tente angariar senadores independentes para votar contra a taxação de compras internacionais em sites, mesmo sabendo que perderá a disputa, para dizer que esteve do lado da população. 

Mesmo com essa argumentação, na Câmara dos Deputados o PL votou a favor da "taxa das blusinhas". Valdo Cruz cita que a decisão foi tomada após uma orientação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

Neste momento, aliados afirmam que Bolsonaro sempre foi contra a proposta de taxação das compras internacionais. 

O plano inicial do governo Lula era retirar a parte sobre a taxa das blusinhas do texto que está inserido, mas a sugestão gerou conflito com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que exigiu o cumprimento do acordo que previa a aprovação da taxação em 20%. 

Veja também o comparativo dos produtos ANTES e DEPOIS do imposto sobre compras internacionais

Tags

Autor