Saúde

Musculação ou aeróbico: Qual o mais indicado para emagrecer?

A musculação e o aeróbico são excelentes exercícios para a saúde, porém muitas pessoas têm dúvidas sobre qual das duas contribui para o emagrecimento

Imagem do autor
Cadastrado por

Guilherme Gusmão

Publicado em 11/06/2024 às 15:02 | Atualizado em 11/06/2024 às 15:09
Notícia

A musculação e o aeróbico são duas modalidades de exercícios que, indiscutivelmente, fazem bem à saúde e ao bem-estar. Porém, muitos adeptos de atividades físicas ainda têm dúvidas sobre qual dos dois treinos ajuda no processo de emagrecimento.

Mesmo com treinadores físicos apontando benefícios em ambas as atividades, responder com exatidão qual delas pode ajudar quem quer emagrecer, não é algo fácil.

Comparação dos exercícios

Vale ressaltar que há evidências científicas que indicam que certos exercícios aeróbicos queimam mais calorias durante a atividade quando comparados à musculação, mesmo quando realizados com a mesma quantidade de tempo e intensidade.

No entanto, a musculação continua a queimar energia mesmo após o término do treino. Por isso, muitos especialistas recomendam uma combinação equilibrada dos dois tipos de exercícios como a abordagem mais eficaz para a saúde e o emagrecimento.

Em 2005, um estudo, publicado da revista científica Journal of Strength and Conditioning Research, fez uma comparação dos gastos energéticos de exercícios físicos e musculação em um mesmo tempo e intensidade relativa.

No experimento da pesquisa, participantes pedalaram contínuo a 70% do VO? máx (capacidade máxima do corpo de transportar e utilizar oxigênio durante o treino), enquanto, na musculação, realizaram 30 minutos de agachamento intermitente com peso livre a 70% de uma repetição máxima. 

Com os dados do estudo, foi comprovado que o ciclismo resultou em maior gasto calórico. A modalidade contabilizou 441 kcal, contra 269 kcal do exercício de musculação.

Equilíbrio entre musculação e aeróbico

Segundo a educadora física Carolina Adriano, o melhor é tirar proveito das duas modalidades de exercícios, pois os benefícios vão além de perder peso.

Ela explicou, para o site Ativo, que o aeróbico, por exemplo, melhora o condicionamento cardiorrespiratório, contribuindo para a resistência e fôlego na prática de corridas e outras atividades.

"A musculação também tem um papel importante no processo de emagrecimento. Com ela, aumentamos a massa magra, que consome mais energia para sua manutenção. Ou seja, você queima mais calorias para isso", explicou a profissional.

O segredo está na intensidade

Tanto no treino de força como no aeróbio, o que pode fazer a diferença, segundo a professora Carolina Adriano, é a intensidade aplicada ao exercício.

“Um treino de musculação bem orientado e na intensidade correta pode ser mais intenso e até provocar um gasto calórico maior que um treino aeróbio”, afirmou.

VEJA TAMBÉM:

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como orientação profissional de exercício físico. Para obter orientações específicas sobre rotinas de exercícios, treinamento ou preocupações relacionadas, é essencial consultar um profissional de educação física especializado.”

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor