acidente aéreo

Vice-presidente do Malaui morre em queda de avião

Saulos Chilima tinha 51 anos e estava em aeronave que caiu em região de floresta. Governo confirmou a morte e afirmou que havia neblina no local.

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 11/06/2024 às 12:14 | Atualizado em 11/06/2024 às 12:25
Notícia

Morreu, na tarde da última segunda-feira (10), o vice-presidente do Malaui, Saulos Chilima, aos 51 anos. Ele estava em um avião da Força de Defesa do país que transportava mais nove pessoas e caiu em uma área de floresta. Não houve sobreviventes.

A morte foi confirmada pelo governo do país africano, por meio de um anúncio feito pelo presidente Lazaruz McCarthy Chakwera, conforme conta o g1.

"Estou profundamente triste, lamento informar a todos que se tornou uma terrível tragédia. A equipe de busca e resgate encontrou a aeronave perto de uma colina… eles a encontraram completamente destruída e sem sobreviventes", disse Chakwera.

O presidente completou dizendo que Chilima era "um bom homem, um pai e marido dedicado, um cidadão patriótico que serviu o seu país com distinção”. Ele também prestou condolências aos demais ocupantes da aeronave.

Neblina dificultou resgate

O avião havia deixado a capital do país, Lilongwe, às 9h17 (14h17 no horário de Brasília) de ontem, e devia ter chegado ao aeroporto de Mzuzu às 10h02 (15h02 em Brasília), o que não aconteceu.

O governo relatou que o avião não conseguiu pousar no aeroporto de destino devido à baixa visibilidade, e recebeu ordens para voltar à capital, mas o contato foi perdido após isso.

Leia também: Bets: empresas de apostas online têm até janeiro para se regularizar

Após a queda, o avião saiu do radar e foi inicialmente dado como desaparecido, depois que tentativas de contato com a tripulação falharam. 

Segundo a gestão malauiana, uma forte neblina pairava sobre a região montanhosa da Floresta Chikangawa, onde a aeronave caiu. Isso teria dificultado a operação de resgate das vítimas, que contou com drones e mais de 200 soldados.

Quem era Saulos Chilima

Nascido na cidade de Ngoni, no distrito de Ntcheu, na região central do Malaui, Saulos Klaus Chilima era doutor em gestão do conhecimento e é descrito no site oficial do governo malauiano como uma pessoa "realizadora".

Antes da vida política, foi executivo de multinacionais e ocupou cargos de liderança em empresas como Unilever e Coca-Cola. Na vida pessoal, foi casado com Mari Chilima, com quem teve dois filhos.

Chilima foi empossado vice-presidente do Malaui pela primeira vez em 30 de maio de 2014. Atualmente, estava no segundo mandato, que ocupava desde o dia 28 de junho de 2020.

O Malaui é um país do sudeste da África que tem 20 milhões de habitantes e faz fronteira com Moçambique, Zâmbia e Tanzaãnia.

Tags

Autor