O banho pós-treino pode atrapalhar no ganho de massa? Saiba se é mito ou verdade
Saiba se o hábito que é tão comum após uma série de exercício físicos pode prejudicar os resultados dos treinos e interferir no ganho da massa magra
Quem treina com o objetivo de conquistar o corpo dos sonhos sabe que cada detalhe conta: dieta balanceada, treinos intensos, descanso adequado. Mas será que tomar banho logo após o treino pode estar sabotando seus objetivos?
Ao tentar responder esse questionamento, um estudo, publicado pelo Journal of Applied Physiology, revelou que a água gelada pode interferir no crescimento e recuperação dos músculos.
Ou seja, o banho gelado pode ativar respostas metabólicas que favorecem a retenção de calor diante das baixas temperaturas, em vez de estimular a hipertrofia e a recuperação muscular.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores fizeram um experimento com 16 homens jovens, saudáveis e que são adeptos de atividades físicas.
Durante o estudo, foi analisada a composição corporal e a força muscular deles, e após sete semanas, observou-se que o grupo que tomou banho gelado por 15 minutos após os treinos teve menor aumento de fibra muscular.
Analisando o estudo, a nutricionista Leticia Gasparetto afirmou, em entrevista ao portal Metrópoles, que é necessário que hajam mais estudos para comprovar que o banho pode ser inimigo da hipertrofia.
Ela ainda revelou que o banho pode ajudar na recuperação muscular.
“O processo principal para o desenvolvimento muscular está relacionado ao estímulo do treinamento e à nutrição adequada. Na verdade, o banho pode até auxiliar na recuperação, promovendo relaxamento muscular”, disse.
Divergindo do que foi apontado no estudo, a especialista contou que mesmo que se comprove esse efeito, pessoas que combinam uma rotina de atividades físicas com uma boa alimentação não teriam perdas significativas de massa magra em um banho gelado.
“A chave para preservar e ganhar massa muscular está na combinação de treinamento adequado e uma dieta equilibrada. O banho não é determinante no ganho muscular”, completou.
VEJA TAMBÉM:
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como orientação profissional de exercício físico. Para obter orientações específicas sobre rotinas de exercícios, treinamento ou preocupações relacionadas, é essencial consultar um profissional de educação física especializado.”
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”