Problemas com sono

Descubra dicas para saber como dormir com pessoa que ronca

Na maioria das vezes, aquele que apresenta roncos não percebe que isso ocorre. O problema surge quando uma pessoa divide o quarto ou a cama com outra

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Cadastrado por

Júlia Nascimento

Publicado em 19/06/2024 às 11:38
Notícia

Uma noite de sono é necessária para ter ânimo e força para aguentar o próximo dia e dividir a cama com alguém que ronca pode ser um desafio. Por isso, separamos dicas de como dormir com uma pessoa que ronca.

De acordo com a Associação Brasileira do Sono, o ronco afeta 24% da população masculina de faixa etária média, enquanto a faixa etária feminina é de 18%. Quando se trata de indivíduos com mais de 60 anos, a proporção aumenta: 60% dos homens e 40% das mulheres apresentam roncos frequentes.

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Dormir com alguém que ronca pode causar ansiedade, fadiga e insônia. Em um estudo da Universidade de Berkeley, a má qualidade do sono pode ter um efeito negativo sobre um relacionamento matrimonial.


O que fazer para dormir com quem ronca?

1. Crie uma higiene do sono
A higiene do sono é conjunto de regras e práticas que devem ser seguidas ao ir dormir, com o objetivo de facilitar a chegada do sono, para que esse momento seja sempre relaxante e tranquilo. Uma rotina de higiene do sono ajuda a relaxar o seu corpo.

A higiene pessoal é indicada para as duas partes do casal, principalmente para aquele que é afetado com o ronco.

2. Pratique exercícios relaxantes
O objetivo é evitar que seu corpo desperte no meio da noite, então o relaxamento será sempre um aliado. Por isso, a prática de exercícios de relaxamento como a meditação pode ser muito eficaz.

3. Ouça música
Músicas ou sons relaxantes podem ser uma boa opção para fugir do problema. Ruídos brancos, barulhos da natureza, ajudam a focar e tranquilizar o corpo.

4. Tampões de ouvido
Caso a situação fique inviável, os tampões de ouvido podem ajudar. Eles abafam qualquer tipo de barulho externo te proporcionando mais conforto durante a noite.

5. Consulte um especialista
Caso nenhuma opção acima possa ajudar, o recomendado é sempre procurar um especialista em sono que possa instruir outras alternativas que posssam ajudar nessa situação.

Com informações de Cpaps e Instituto do Sono

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

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