Cerca de 7 em cada 10 brasileiros compram em sites internacionais
De acordo com a pesquisa 88% das pessoas compram online pelo menos uma vez por mês. Esse dado mostra um um aumento de 3% em relação ao ano passado
Publicado em 03/08/2024 às 7:54
X
Notícia
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Estudo indicam que cerca de 7 em cada 10 brasileiros já realizaram compras em sites internacionais como Shopee, Shein e AliExpress. A pesquisa foi realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box.
O estudo revela que a demanda por compras online continua crescendo, com 88% dos consumidores realizando transações pelo menos uma vez por mês, um aumento de 3% em relação ao ano passado.
A pesquisa também indica que 60% dos entrevistados planejam manter o mesmo ritmo de compras internacionais nos próximos 12 meses.
No entanto, a questão da taxação tem levado alguns consumidores a repensar suas compras.
Cerca de 43% dos brasileiros desistiram de concluir suas compras ao descobrirem que teriam que pagar impostos sobre os produtos.
Recentemente, a taxação das compras internacionais com valor de até US$ 50 foi antecipada e começou a valer no sábado (27) nas plataformas Shopee e AliExpress.
Rodrigo Ricco, fundador e diretor geral da Octadesk, destaca que os consumidores estão cada vez mais buscando facilidades e conveniência, e que fatores como preços, diversidade de produtos e qualidade influenciam suas decisões de compra.
O estudo também mostra que 72% dos entrevistados consideram o frete grátis um fator decisivo ao fazer compras, seguido por promoções (61%) e prazo de entrega (48%).
Ricco observa que há uma mudança estrutural nos hábitos de consumo, impulsionada pela conveniência e conectividade, com o smartphone sendo o meio preferido para realizar essas compras, conforme indicado por 70% dos consumidores.