Tema da Redação do CNU: Nível médio tem redação sobre educação no Enem dos Concursos
No CNU, candidatos de nível médio enfrentam redação sobre papel da educação e desigualdades. Veja o que caiu e saiba mais sobre as provas!
Neste domingo (18), em todo o Brasil, vários candidatos estão realizando as provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), também conhecido como o "Enem dos Concursos".
Com mais de 2 milhões de inscritos, o CNU é o maior processo seletivo para servidores públicos da história do Brasil, oferecendo mais de 6 mil vagas em 21 órgãos federais.
Segundo o portal G1, a prova a cargos de nível médio, os candidatos foram testados em diferentes áreas do conhecimento, dependendo do nível de escolaridade e do bloco temático escolhido. Um dos desafios era redigir uma redação que abordasse a importância da educação e do progresso científico e tecnológico na redução das desigualdades socioeconômicas no Brasil.
Esse tema não foi apenas uma oportunidade para os candidatos demonstrarem suas habilidades de escrita, mas também para refletirem sobre o papel crucial que a educação desempenha na construção de uma sociedade mais justa e desenvolvida.
Com 694.551 inscritos, essa foi a área com o maior número de participantes no concurso.
CNU Nível Superior
Enquanto os concorrentes de nível superior responderam a questões dissertativas específicas para suas áreas, aqueles que concorriam a cargos de nível médio, no bloco 8, foram desafiados a redigir sobre um tema de grande relevância social.
Durante a manhã, além da redação, esses candidatos também responderam a 15 questões de múltipla escolha de língua portuguesa. Já neste período da tarde, enfrentam 45 questões objetivas que incluíam matemática, noções de direito e realidade brasileira.
Para os demais concorrentes de nível superior, as provas envolveram uma combinação de conhecimentos gerais e específicos, variando conforme o bloco temático.
Cronograma CNU
Os próximos passos do CNU incluem a divulgação dos cadernos de provas, prevista para a noite de hoje (18/08), e a liberação dos gabaritos preliminares no dia 20/08.
As notas finais e o resultado preliminar da discursiva estão previstos para 08/10, com a divulgação dos resultados finais marcada para 21/11. Os aprovados começarão a ser convocados para posse e cursos de formação a partir de janeiro de 2025.