Eleições nos EUA: quando saem os resutados?

Embora as eleições sejam finalizadas nesta terça-feira, ao contrário do Brasil, o resultado final pode não ser divulgado no mesmo dia

Publicado em 05/11/2024 às 9:08

As urnas das eleições presidenciais dos Estados Unidos começam a serem fechadas a partir das 21h (horário de Brasília) desta terça-feira, 5 de novembro.

De acordo com especialistas em relações internacionais, a disputa entre a democrata Kamala Harris e o republicano Donald Trump está extremamente acirrada.

Embora as eleições sejam finalizadas nesta terça-feira, ao contrário do Brasil, o resultado final pode não ser divulgado no mesmo dia. Em várias eleições anteriores, a contagem dos votos levou dias para ser concluída.

Um exemplo disso é o pleito de 2000, entre George W. Bush e Al Gore, quando o vencedor foi decidido apenas 35 dias depois, em 13 de dezembro, após a Suprema Corte dos Estados Unidos intervir e interromper a contagem dos votos na Flórida.

Segundo a mídia norte-americana, a demora na apuração se deve a uma série de fatores. Estima-se que 75 milhões de eleitores votem antecipadamente, o que já torna o processo mais complexo.

Além disso, cada estado tem suas próprias regras para a contagem de cédulas enviadas pelo correio ou de eleitores ausentes.

Por exemplo, em Nevada, as cédulas enviadas pelo correio podem ser recebidas até 9 de novembro, enquanto na Carolina do Norte, o prazo é até o próprio dia da eleição, 5 de novembro. Caso a disputa seja tão apertada quanto as pesquisas indicam, esses estados poderão ser determinantes para o resultado final.

A contagem começa assim que as urnas se fecham, às 19h (horário local), mas em alguns lugares a apuração é mais rápida.

A Carolina do Norte e a Geórgia devem ser os primeiros estados a divulgar os resultados, logo após o fechamento das urnas, por volta das 21h (horário local).

Esses estados, de acordo com os especialistas, serão fundamentais para dar uma ideia do caminho da eleição.

Embora se espere que o vencedor seja conhecido até o final da quarta-feira, 6 de novembro, não há garantias. O sistema eleitoral americano, com regras estaduais diferentes, e possíveis contestações legais podem adiar o anúncio final dos resultados.

Tags

Autor