O número de mortes provocadas pelo novo coronavírus (Covid-19) subiu para oito em Pernambuco, de acordo com balanço divulgado nesta quarta-feira (1º). O Estado contabiliza 95 casos confirmados da doença, oito a mais do que o dia anterior.
- Coronavírus: Ebserh lança edital para contratação temporária de até 6 mil profissionais
- Brasil tem 201 mortes por coronavírus e 5.717 casos confirmados
- Coronavírus: Governo de PE reduz custos em R$ 136 milhões; servidores não serão afetados
- Governo vai liberar seguro-desemprego a trabalhadores formais na crise do coronavírus
- Pernambuco amplia testes para detectar o novo coronavírus
- Como lidar com as crianças durante isolamento do coronavírus?
- Coronavírus: 500 mil kits de teste rápido chegam ao Brasil
Os novos casos são quatro homens com idades entre 45 e 74 anos e quatro mulheres, com idades entre 28 e 87 anos. Sete deles são do Recife e um é de Aliança.
Dos pacientes, 23 estão internados, sendo 14 em UTI/UCI e nove em leitos de isolamento. Outros 50 estão isolados em casa e 14 se recuperaram da Covid-19.
Os 95 casos estão distribuídos por 12 municípios: Recife (64), Jaboatão dos Guararapes (6), Olinda (5), Camaragibe (2), São Lourenço da Mata (3), Palmares (1), Belo Jardim (1), Caruaru (1), Petrolina (2), Ipubi (1), Goiana (1) e Aliança (1).
Há casos ainda no Arquipélago de Fernando de Noronha (2) e de pacientes de outros estados (2) e países (3) que foram atendidos em Pernambuco.
Mortes
As duas novas mortes são de dois homens de 64 e 81 anos. O primeiro morava no Recife e o segundo, em Olinda. Os dois morreram em unidades de saúde públicas.
O paciente de 64 anos tinha diabetes e hipertensão, e havia passado por um transplante renal há 10 anos. Ele apresentou sintomas como tosse, desconforto respiratório e cefaléia e foi admitido no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) no dia 21 de março. Ele foi transferido para a UTI no dia 24, onde foi mantido entubado, fazendo diálise e uso de antibiótico. Ele faleceu na última terça (31/03).
Já o outro paciente, de 81 anos, foi levado pelo Samu no dia 25 de março para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ele chegou com dificuldade para respirar e quadro de desorientação. Havia ainda relato de febre e tosse nos dias anteriores. O idoso tinha ainda mal de Parkinson. Na unidade, ele realizou exames e foi entubado. O idoso teve uma parada cardiorrespiratória na UPA e morreu no mesmo dia. Os resultados para Covid-19 de ambos os pacientes foram confirmados nesta quarta.