Eleições 2024: Pode baixar o e-Título hoje? Veja o que fazer
Se você ainda não baixou o e-Título para votar nas eleições de hoje, saiba quais são as alternativas para se identificar e justificar o voto.
Neste domingo, eleitores de diversas partes do Brasil se preparam para participar das eleições municipais.
No entanto, uma informação importante para quem ainda não baixou o aplicativo e-Título é que o download não estará disponível ao longo do dia.
Essa medida, já aplicada em eleições anteriores, busca garantir a estabilidade do sistema e evitar problemas técnicos durante o processo eleitoral.
Por que o e-Título não pode ser baixado hoje?
A Justiça Eleitoral tomou a decisão de suspender o download do aplicativo e-Título neste domingo para preservar a segurança e o bom funcionamento dos sistemas.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), essa prática visa reduzir a sobrecarga nos servidores, uma vez que muitos eleitores utilizam o aplicativo no dia da eleição para consultar local de votação e justificar a ausência.
Essa medida é aplicada apenas durante o dia da eleição. O aplicativo, que serve como uma versão digital do título de eleitor, pode ser utilizado normalmente por quem já o instalou anteriormente.
Além disso, a funcionalidade de justificativa de voto está ativa para aqueles que já possuem o e-Título baixado.
Não baixou o e-Título? Veja o que fazer neste domingo de eleição
Se você não conseguiu baixar o e-Título antes deste domingo, ainda há alternativas para participar do processo eleitoral.
- Eleitores que não têm o aplicativo podem utilizar documentos de identificação oficial com foto, como a carteira de identidade ou a carteira nacional de habilitação (CNH), para se identificar na seção eleitoral.
Vale lembrar que o uso do e-Título não é obrigatório, mas facilita o acesso à informação sobre a zona eleitoral e a justificativa de ausência.
LEIA TAMBÉM: Eleições 2024: Como consultar local de votação? Confira guia
Como justificar o voto sem o e-Título?
Para os eleitores que estão fora de sua cidade no dia da eleição e não possuem o e-Título instalado, a justificativa poderá ser feita em qualquer seção eleitoral disponível.
A eleitora ou o eleitor deverá preencher o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), disponível gratuitamente nos portais de internet do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos tribunais regionais eleitorais (TREs) de cada estado.
O documento deve ser entregue à seção eleitoral mais próxima ou aos locais de justificativa divulgados pelos TREs e pelos cartórios eleitorais, mediante apresentação de documento oficial com foto.
Além disso, o eleitor tem até 60 dias após o pleito para justificar sua ausência presencialmente em um cartório eleitoral ou pelo sistema online do TSE.
Vale ressaltar que o aplicativo e-Título estará disponível para download novamente a partir de segunda-feira, permitindo que os eleitores baixem ou atualizem para futuras eleições e para consultar informações sobre seu título de eleitor e situação eleitoral.
VEJA TAMBÉM | O que o eleitor não pode fazer no dia da eleição?