Eleições 2024: É proibido jogar santinho na rua? Veja o que não pode em dia de votação
Jogar santinhos na rua é crime eleitoral? Veja o que mais é proibido no dia de votação e as regras que eleitores e candidatos devem seguir!
Neste domingo (6), os brasileiros vão às urnas para o primeiro turno das eleições municipais.
Além de exercer o direito ao voto, é importante que os eleitores e candidatos estejam cientes das condutas proibidas no dia da votação, pois algumas ações são consideradas crimes eleitorais e podem resultar em penalidades severas.
É proibido jogar santinho na rua?
Sim, a prática de jogar santinhos nas ruas, especialmente no dia da votação, é proibida, pode ser considerada crime eleitoral e acarretar punições aos próprios candidatos envolvidos.
Conhecida como "derramamento" ou "derrame" de santinhos, essa ação é comum nas proximidades dos locais de votação e nas ruas ao redor.
LEIA TAMBÉM: Eleições 2024: Que horas começa a votação do primeiro turno esse ano?
Especialmente na véspera e durante a madrugada antes do pleito, assim como nos primeiros momentos em que as seções eleitorais são abertas.
Qual é a punição para quem joga santinhos nas ruas?
A penalidade para essa infração inclui detenção de seis meses a um ano, com possibilidade de substituição por prestação de serviços comunitários pelo mesmo período, além de multa, dependendo da gravidade e das circunstâncias do caso.
Se for comprovado que o candidato está envolvido diretamente nessa prática, ele pode, inclusive, responder por abuso de poder econômico, o que pode prejudicar sua candidatura.
Além de ser um crime eleitoral, o derramamento de santinhos também causa problemas ambientais, sujando vias públicas e áreas próximas aos locais de votação.
VEJA TAMBÉM: ELEIÇÕES: Quantas vezes pode ser eleito vice-prefeito?
O que mais é proibido no dia da votação?
No dia da votação, a legislação eleitoral prevê diversas restrições para garantir que o pleito seja realizado de forma justa e sem interferências indevidas. Entre as práticas proibidas estão:
1. Boca de urna
A boca de urna, que consiste em abordar eleitores na entrada das seções eleitorais para tentar convencê-los a votar em determinado candidato, é crime eleitoral.
Quem for pego realizando boca de urna pode ser preso por até um ano e ainda receber multa de até R$ 15.000,00.
2. Propaganda de campanha
Qualquer forma de propaganda de campanha está proibida no dia das eleições. Isso inclui o uso de alto-falantes, distribuição de folhetos, carros de som ou até mesmo a utilização de camisetas, bonés ou adesivos com o nome ou número de candidatos.
3. Carreatas e comícios
Eventos como carreatas, comícios ou qualquer outra forma de reunião política também são proibidos no dia das eleições.
O objetivo é evitar que esses eventos influenciem o comportamento dos eleitores no momento da votação.
4. Uso de celular e selfies na cabine de votação
O uso de celulares, máquinas fotográficas ou qualquer dispositivo que possa registrar imagens é proibido dentro da cabine de votação.
LEIA TAMBÉM: Quando acontece segundo turno nas eleições do Brasil? Entenda o assunto!
Isso serve para garantir o sigilo do voto e evitar que eleitores sejam coagidos a provar em quem votaram.
5. Transporte irregular de eleitores
Oferecer transporte gratuito ou pago para eleitores no dia da eleição é uma prática irregular. Candidatos ou partidos que promovem essa ação podem ser penalizados por abuso de poder econômico.
Vale lembrar que, em locais de difícil acesso, a Justiça Eleitoral oferece transporte gratuito aos eleitores de forma oficial.
Até que horas pode votar?
- Nos municípios que seguem o horário de Brasília, a votação termina às 17h00.
- Nas localidades onde a votação começa às 07h00, o encerramento ocorre às 16h00.
- Já no Acre e em outros 11 municípios onde o início é às 06h00, as seções eleitorais encerram às 15h00.