Evento

Festival de Inverno de Garanhuns é cancelado oficialmente; 30ª edição será em 2021

FIG é conhecido nacionalmente pela diversidade de apresentações e exposições artísticas

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 01/07/2020 às 15:18
COSTA NETO/DIVULGAÇÃO
FOTO: COSTA NETO/DIVULGAÇÃO

O Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) 2020 foi oficialmente cancelado por causa da pandemia da covid-19 que atinge todo o mundo. Os eventos com grandes aglomerações estão proibidos devido ao risco de contaminação pelo novo coronavírus.

Tradicionalmente, o FIG acontece no fim do mês de julho. Este ano, o evento completaria 30 anos. O cancelamento foi confirmado em um comunicado da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE). O festival voltará a ser realizado em 2021.

"A Secult-PE/Fundarpe acredita que o atual cenário de pandemia, que impede a realização de eventos com grande concentração de pessoas, tornou impossível a realização da edição deste ano do Festival de Inverno de Garanhuns. O 30º FIG, que seria comemorado em 2020 como a grande celebração da diversidade cultural do Brasil, será realizado em 2021", diz o texto.

O Festival

O FIG é conhecido nacionalmente por ser um evento multicultural, que envolve vários tipos de arte, como a música, o teatro, o cinema, entre outros. No ano passado, mais de 600 mil pessoas circularam pelos 21 polos na cidade. O evento durou 10 dias e recebeu cerca de 500 apresentações e mais de 3 mil artistas.

Foram sete palcos de música para todos os gostos: pop, forró, instrumental, cultura popular, erudita, experimental, entre outros. No circo, no teatro, nos espetáculos de dança e no cinema, as sessões foram lotadas. A visitação também foi intensa na Casa Galeria Galpão, na Praça da Palavra, no Pavilhão do Artesanato e no Polo Gastronômico.