Usuários no mundo inteiro têm se integrado cada vez mais ao mundo digital e às mídias, a exemplo das redes sociais, como o Instagram. Um assunto muito discutido pelos internautas é o engajamento, que está diretamente ligado à participação de um determinado público nesses meios.
> Saiba como encontrar filtros de realidade aumentada no Instagram
No entanto, como aumentar o engajamento nas redes sociais? A especialista em mídias, Gabriela Santana, comentou sobre o assunto no programa Cotidiano, na TV Jornal Interior, e orientou os usuários que desejam melhorar o desempenho nas redes.
Gabriela destacou que muitas pessoas veem nas redes sociais uma oportunidade de expandir seus negócios e também como ferramenta de trabalho, a exemplo dos influenciadores digitais. O período da pandemia da Covid-19 foi um divisor de águas para que as empresas se adaptassem ao mercado no meio digital para manter as vendas e o relacionamento com os clientes.
Para a especialista, é necessário avaliar como se comporta o público-alvo de cada segmento antes de compartilhar alguma coisa. Uma das estratégias mais assertivas é humanizar a comunicação com os seguidores.
No caso dos influenciadores, é importante mostrar aspectos da rotina e do estilo de vida para provocar sensação de proximidade com quem acompanha o conteúdo que é publicado. Já para as empresas, é necessário avaliar o público-alvo e entender se ele deseja consumir um conteúdo institucional ou outro tipo de informação, como por exemplo o processo de preparação de uma comida em um restaurante.
Gabriela destacou a importância de os usuários aderirem às ferramentas lançadas nas redes sociais para utilizá-las da maneira correta. É o caso do “Reels”, recentemente lançado pelo Instagram.
> Saiba como criar guias no Instagram
“Tem contas com mil seguidores em que o reels publicado alcança cinco mil visualizações”, disse. “Ele [Instagram] analisa e faz de tudo para deixar a ferramenta conhecida. Tem até perfis que eram pequenos e após o lançamento da ferramenta ganharam diversos seguidores”, destacou Gabriela.
A especialista em mídias disse na entrevista que é necessário ter atenção e avaliar o conteúdo que é publicado em cada espaço da plataforma, a exemplo dos stories e feed do Instagram. “O feed deve mostrar o que você faz e os stories tem que mostrar quem você é. Então ali você vai falar dos seus anseios, dos seus sonhos e do que você quiser sobre a sua vida”, explicou.
Uma aposta das empresas e influenciadores que trabalham no meio digital é o uso de filtros nos stories do Instagram. A especialista destaca que o investimento nesse tipo de ferramenta tem aumentado e pode ser uma forma de aproximação com o público que segue uma determinada página.
Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC
Não localizamos uma assinatura ativa do JC para esta conta.
Para acessar este e outros conteúdos exclusivos, assine aqui.
Seu e-mail não é {{ email }} ou precisa trocar de conta?
Entre novamente.
{{ signinwall.metadata.blocked_text }}
Já é assinante?
Selecione o seu plano
{{ plans.first.name }}
R$ {{ plans.first.formatted_price }} /{{ plans.first.subscription_type }}
{{ plans.first.paywall_description }}
{{ plans.second.name }}
R$ {{ plans.second.formatted_price }} /{{ plans.second.subscription_type }}
{{ plans.second.paywall_description }}
{{ plans.third.name }}
R$ {{ plans.third.formatted_price }} /{{ plans.third.subscription_type }}
{{ plans.third.paywall_description }}
Pagamento
Assinatura efetuada com sucesso!
Agora você tem acesso a todo o conteúdo do nosso portal!
voltar para o conteúdoNão foi possível realizar sua assinatura.
Por favor, verifique as informações de pagamento e tente novamente.