O famoso Relógio das Flores, ponto turístico muito querido de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, completa 40 anos em 2021. O local é sempre muito procurado pelos turistas que passam pela cidade e é o cenário perfeito para diversas selfies.
Ele fica na Praça Tavares Correia, bairro Heliópolis, e tem quatro metros de diâmetro. Os números são feitos de flores e plantas. De acordo com o assistente de manutenção das praças, André Holanda, o relógio funciona de verdade.
"Aqui é um verdadeiro mecanismo. Nosso relógio é de quartzo, está energizado com a concessionária da Celpe, mas a gente também tem uma bateria, então quando falta energia ele continua funcionando", conta ele.
Ainda segundo André, o relógio já passou por várias adequações, mas mantém a originalidade. "Ele é um relógio de pulso, porém grande, com energia de 380 volts. Ele é trifásico, para evitar atrasos", explica.
> Veja lista dos hotéis mais procurados em Garanhuns
> Conheça os principais pontos turísticos de Garanhuns
André relembrou um caso inusitado que aconteceu durante o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) em 2019 envolvendo o ponto turístico. De acordo com ele, um dia, o relógio amanheceu sem os ponteiros e várias pessoas brincaram sobre o que teria acontecido.
"Nós fomos acionados de madrugada pela Guarda Municipal e ela nos avisou que os ponteiros estavam "empenados". Uns turistas teriam vindo, após um show, acho que já haviam bebido, passaram da área de proteção [do relógio] e escorregaram", finaliza.
Veja a reportagem completa: