Petróleo nas praias

Pernambuco realiza ações preventivas para conter manchas de óleo

Sobrevoos pelo litoral observam o avanço do petróleo e tentam conter os danos ambientais

Antonio Virginio Neto
Antonio Virginio Neto
Publicado em 17/10/2019 às 8:41
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

O governo de Pernambuco, juntamente à Capitania dos Portos, Marinha do Brasil, montou um grupo interinstitucional para monitorar as manchas de óleo que possam atingir o estado. Entre as ações está um sobrevoo pelo Litoral Sul nesta quinta-feira (17) para observar o possível avanço do material.

A fiscalização parte do Agrupamento Tático Aéreo da Secretaria de Defesa Social (SDS) do Recife para a divida com Alagoas. O grupo deve percorrer todo o Litoral sul de Pernambuco. A medida foi implantada após o aparecimento de manchas de óleo na praia de Japaratinga, no litoral de Alagoas. 

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, as ações tem o objetivo de perceber às manchas antes que elas atinjam o estado. "A proximidade de manchas de óleo no limite entre Pernambuco e Alagoas, nos fez redobrar os trabalhos de monitoramento e definir ações preventivas. Por isso, teremos equipes aereas e marítimas para localizar as possíveis manchas e iniciar um processo de contenção e retirada desse material antes que chegue as praias pernambucanas. Estamos mobilizando a estrutura do Governo do Estado e unindo forçãs jnto à Marinha para preservar o nosso patrimônio natural", explicou.

A equipe que realiza o monitoramento é formada por representantes das secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Defesa Social, Turuismo e Lazer, Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Defesa Civil, Porto de Suape, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Os grupos irão se reunir nesta quarta-feira (16), na sede da Capitania dos Portos, no Bairro do Recife. Material deve ser recolhido

Praias atingidas em Pernambuco

Boa Viagem - Recife

Praia Del Chifre - Olinda

Candeias - Jaboatão dos Guararapes

Piedade - Jaboatão dos Guararapes

Praias de Gamboa - Ipojuca

Praia de Nossa Senhora do Ó - Ipojuca

Porto de Galinhas - Ipojuca

Pau Amarelo - Paulista

Conceição - Paulista

Carneiros - Tamandaré

Tamandaré - Tamandaré

Ilha Cocaia - Cabo de Santo Agostinho

Praia do Paiva - Cabo de Santo Agostinho

Praia do Forte Orange - Ilha de Itamaracá

Catuama - Goiana

Ponta de Pedras - Goiana