Saúde

Veja quais são os sintomas do coronavírus e como fazer a prevenção

OMS reconheceu situação de pandemia, já que mais de 120 países registraram casos da doença

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 12/03/2020 às 12:32
Pixabay
FOTO: Pixabay

O novo coronavírus vem assustando o mundo inteiro desde dezembro do ano passado, quando os primeiros casos foram confirmados na China. Esta semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu o avanço do Covid-19 como uma pandemia, já que mais de 120 países registraram casos da doença, o que deixou mais ainda as pessoas em alerta.

O Covid-19 é similar a uma gripe e é transmitido pela saliva, espirro, tosse ou aperto de mãos. Os sintomas do coronavírus são febre, tosse e falta de ar. Caso apresente os sintomas, a orientação é ligar 136 ou procurar uma unidade de saúde na sua cidade. A maioria dos casos confirmados no Brasil são de pessoas que viajaram para países em que o número de doentes é maior.

Prevenção

A melhor forma de prevenir o novo coronavírus e outras doenças respiratórias é tomando algumas atitudes como: lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão; utilizar álcool em gel 70% para higienizar as mãos caso não possa lavá-las; cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável ao espirrar e tossir; usar o ombro ou braço para cobrir o espirro e a tosse; evitar tocar os olhos, nariz e boca quando as mãos não estiverem limpas; não compartilhar alimentos e objetos de uso pessoal como talheres, pratos, copos e garrafas; higienizar aparelhos celulares, tablets e controles remotos; manter ambientes bem ventilados, com portas e janelas abertas. Caso já esteja doente, evite locais fechados com muitas pessoas e o contato com idosos, gestantes e doentes crônicos.

Confira a forma correta de lavar as mãos, indicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa):

1. Abra a torneira e molhe as mãos, evitando encostar na pia;
2. Aplique na palma da mão a quantidade suficiente de sabonete líquido para cobrir todas as superfícies das mãos;
3. Ensaboe as palmas das mãos, friccionando-as entre si;
4. Esfregue a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda (e vice-versa), entrelaçando os dedos;
5. Entrelace os dedos e friccione os espaços interdigitais;
6. Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta (e vice-versa), segurando os dedos, com o movimento de vai-e-vem;
7. Esfregue o polegar direito, com o auxílio da palma da mão esquerda (e vice-versa), utilizando movimento circular;
8. Friccione as polpas digitais e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fechada em concha (e vice-versa), fazendo movimento circular;
9. Esfregue o punho esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita (e vice-versa), utilizando movimento circular;
10. Enxágue as mãos, retirando os resíduos de sabonete. Evite contato direto das mãos ensaboadas com a torneira;
11. Seque as mãos com papel toalha descartável, iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos.
*Para a técnica de higienização anti-séptica das mãos, seguir os mesmos passos e substituir o sabonete líquido comum por um associado a anti-séptico

60 casos confirmados no Brasil

O Ministério de Saúde divulgou na manhã desta quinta-feira (12) que há 60 casos confirmados de coronavírus no Brasil. Outros 930 casos suspeitos estão sendo monitorados e 947 foram descartados. Dos confirmados, nove (15%) são por transmissão local, ou seja, foram contaminados em território nacional após o contato com alguém doente; 51 (85%) dos casos são importados, de pessoas que viajaram ao exterior.

Os casos confirmados no Brasil estão divididos em nove estados: São Paulo (30), Rio de Janeiro (13), Bahia (2), Minas Gerais (1), Distrito Federal (2), Rio Grande do Sul (4), Paraná (6), Alagoas (1), Espírito Santo (1). Apesar de não terem sido divulgados pelo Ministério da Saúde na última atualização, dois casos do Covid-19 foram confirmados na manhã desta quinta em Pernambuco.

Avanço do coronavírus no mundo

Sobre o coronavírus

O coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31 de dezembro do ano passado na China. O novo vírus foi intitulado Covid-19.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, que são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937 e descritos como coronavírus em 1965. O nome vem do perfil do vírus visto no microscópio, o que parece uma coroa.