Especialista

Como lidar com as crianças durante isolamento do coronavírus?

De acordo com especialista, criar uma rotina é importante

Com informações da Agência Brasil
Com informações da Agência Brasil
Publicado em 31/03/2020 às 12:31
NOTÍCIA
Wilson Dias/Agência Brasil
FOTO: Wilson Dias/Agência Brasil
Leitura:

O isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) fez com que as atividades de escolas e instituições de ensino fossem suspensas em todo o Brasil. Em casa, as crianças ficam afastadas de atividades sociais e esportivas e isto pode provocar frustração. Com os pais trabalhando no esquema home office, fica ainda mais difícil conseguir lidar com os pequenos.

A diretora de políticas públicas para a América Latina e o Caribe do International Centre for Missing & Exploited Children (ICMEC), Kátia Dantas, citou entre as estratégias de apoio à criança manter uma rotina com tarefas regulares dentro do possível. De acordo com ela, é comum que em momentos de estresse as crianças sintam maior necessidade dos pais.

Uma das formas de tentar lidar com as crianças durante isolamento é estimulá-las a falarem sobre o medo e a ansiedade de forma positiva, através de jogos, atividades criativas, desenhos. As conversas irão depender da faixa etária da criança. No caso de meninos e meninas mais velhos, é possível ter uma abordagem mais abrangente, baseada em informações oficiais.

Veja quais são os sintomas do coronavírus e como fazer a prevenção

Os pais que continuam trabalhando devem procurar equilibrar momentos de home office e momentos "família". Os adultos também devem se concentrar no que podem fazer, em vez de ficarem presos a sentimentos de estresse. Hábitos como praticar meditação e oração podem contribuir para aliviar a ansiedade. Quem não está trabalhando pode ainda pensar em projetos que estavam adormecidos e criar pequenas metas para realizar ao longo das semanas. O contato telefônico com outras pessoas da família, inclusive idosos, também pode ser reforçado.

A especialista alerta ainda sobre a necessidade de que os pais mantenham a saúde mental. As crianças costumam observar os pais e sentem as emoções no ar, e o ambiente familiar fica mais leve quando as pessoas estão em equilíbrio. Kátia Dantas sugere como estratégia a busca por informações em fontes fidedignas (imprensa, autoridades de saúde dos países e Organização Mundial da Saúde) e que os adultos evitem o bombardeio desnecessário de notícias, que acabam deixando as pessoas mais ansiosas.

Sobre a ICMEC

A ICMEC é uma organização não governamental que atua, há mais de 20 anos, para erradicação do abuso e da exploração sexual de crianças, além do combate ao desaparecimento e sequestro de crianças no mundo inteiro.

O coronavírus

O número de mortes em razão do novo coronavírus subiu de 136 para 159 entre o domingo (29) e essa segunda-feira (30). Um aumento de 16% entre a última atualização e a divulgada pelo Ministério da Saúde.

Já os casos confirmados saíram de 4.256 para 4.579. O resultado de novas 323 pessoas infectadas marcou um incremento de 7% em relação a ontem. O número foi o menor desempenho nos últimos cinco dias, quando o número de novas pessoas infectadas, por exemplo, passou dos 500 na última sexta-feira (27).

Mais Lidas