Boletim

Número de mortes por coronavírus sobe para oito em Pernambuco

Doze municípios têm casos da doença

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 01/04/2020 às 14:14
Pixabay
FOTO: Pixabay

O número de mortes provocadas pelo novo coronavírus (Covid-19) subiu para oito em Pernambuco, de acordo com balanço divulgado nesta quarta-feira (1º). O Estado contabiliza 95 casos confirmados da doença, oito a mais do que o dia anterior.

Os novos casos são quatro homens com idades entre 45 e 74 anos e quatro mulheres, com idades entre 28 e 87 anos. Sete deles são do Recife e um é de Aliança.

Dos pacientes, 23 estão internados, sendo 14 em UTI/UCI e nove em leitos de isolamento. Outros 50 estão isolados em casa e 14 se recuperaram da Covid-19.

Os 95 casos estão distribuídos por 12 municípios: Recife (64), Jaboatão dos Guararapes (6), Olinda (5), Camaragibe (2), São Lourenço da Mata (3), Palmares (1), Belo Jardim (1), Caruaru (1), Petrolina (2), Ipubi (1), Goiana (1) e Aliança (1).

Há casos ainda no Arquipélago de Fernando de Noronha (2) e de pacientes de outros estados (2) e países (3) que foram atendidos em Pernambuco.

Mortes

As duas novas mortes são de dois homens de 64 e 81 anos. O primeiro morava no Recife e o segundo, em Olinda. Os dois morreram em unidades de saúde públicas.

O paciente de 64 anos tinha diabetes e hipertensão, e havia passado por um transplante renal há 10 anos. Ele apresentou sintomas como tosse, desconforto respiratório e cefaléia e foi admitido no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) no dia 21 de março. Ele foi transferido para a UTI no dia 24, onde foi mantido entubado, fazendo diálise e uso de antibiótico. Ele faleceu na última terça (31/03).

Já o outro paciente, de 81 anos, foi levado pelo Samu no dia 25 de março para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ele chegou com dificuldade para respirar e quadro de desorientação. Havia ainda relato de febre e tosse nos dias anteriores. O idoso tinha ainda mal de Parkinson. Na unidade, ele realizou exames e foi entubado. O idoso teve uma parada cardiorrespiratória na UPA e morreu no mesmo dia. Os resultados para Covid-19 de ambos os pacientes foram confirmados nesta quarta.