Fenômeno

Superlua ficará visível a olho nu na noite de 7 de abril

Fenômeno astronômico deve ser atrativo para as pessoas que estão em isolamento por causa do coronavírus

Com informações da Agência Brasil
Com informações da Agência Brasil
Publicado em 01/04/2020 às 11:36
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Mais um fenômeno da Superlua deverá ocorrer este ano, na noite de 7 de abril, por volta das 23h35. A Superlua ocorre quando o satélite está mais próximo da Terra no período de lua cheia. O fenômeno pode ser visto a olho nu e promete ser um atrativo para as pessoas que estão em isolamento social devido ao coronavírus.

A distância média entre a Lua e a Terra é de cerca de 384 mil quilômetros (km). Porém, como trata-se de uma órbita oval, a distância pode variar de 400 mil km, quando mais distante (apogeu), até cerca de 360 mil km, nos períodos de maior proximidade (perigeu).

A última Superlua havia ocorrido no dia 9 de março de 2020. Desde 1948, 2016 foi o ano em que a Lua esteve mais perto da Terra. Esta posição só deverá ocorrer novamente em 2034.

Outros nomes

O fenômeno da Superlua foi identificado na década de 30 e ganhou outros nomes, como "Lua do Corvo", "Lua da Crosta", "Lua do Seiva" e" Lua do Açúcar".

Em vários registros da Superlua, havia cobertura de neve sobre a vegetação em algumas áreas dos Estados Unidos, por isto a alusão ao açúcar. Já Lua do Corvo foi um nome dado pelos indígenas norte-americanos.