Economia

Autônomo pode baixar aplicativo para auxílio emergencial a partir desta terça

Auxílio será recebido em até 48 horas

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 07/04/2020 às 8:30
Marcelo Camargo/Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os trabalhadores informais não inscritos em programas sociais poderão baixar o aplicativo da Caixa Econômica Federal a partir das 9h desta terça-feira (7). O aplicativo permitirá o cadastramento para receber o auxílio emergencial de R$ 600, o qual será pago por três meses, no mínimo, para compensar a perda de renda decorrente da pandemia do novo coronavírus. De acordo com o presidente do banco, Pedro Guimarães, esse aplicativo, intitulado "CAIXA | Auxílio Emergencial", permitirá escolher uma conta bancária para receber o dinheiro ou sacar em lotéricas.

A Caixa lançou um site e uma central de atendimento telefônico para tirar dúvidas e a realizar o cadastro. Mais informações sobre o aplicado ainda serão divulgadas pelos ministros da Cidadania, Onyx Lorenzoni, e da Economia, Paulo Guedes; pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães; e pelo presidente do Dataprev, Gustavo Canuto.

Trabalhadores autônomos não inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) e que não pagam contribuição para o INSS devem se cadastrar. Quem não sabe se está no CadÚnico pode conferir a situação ao digitar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) no aplicativo.

Quem contribui para a Previdência como autônomo ou como microempreendedor individual (MEI) já teve o nome processado pela Caixa Econômica e está automaticamente apto a receber o benefício emergencial. O ministro Onyx Lorenzoni disse nessa segunda-feira (6) que os benefícios começarão a ser pagos nesta terça para quem está nos cadastros do governo.

Para trabalhadores autônomos ainda não cadastrados, o pagamento será feito até 48 horas depois da conclusão do cadastro no aplicativo. O benefício será depositado em contas poupança digitais.

Para quem não tem conta em bancos, é possível sacar o benefício em lotéricas.

Beneficiários do Bolsa Família

O terceiro grupo é formado pelos beneficiários do Programa Bolsa Família, que não precisam baixar o aplicativo. De acordo com o ministro Lorenzoni, eles estão inscritos na base de dados e vão poder escolher se receberão o Bolsa Família ou a renda básica emergencial.

*Com informações da Agência Brasil