Despedida

Paciente de coronavírus recebe alta após quase um mês e é aplaudido em Petrolina

Ele chegou a ficar 12 dias em ventilação mecânica

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 15/04/2020 às 11:03
Unimed VSF/Divulgação
FOTO: Unimed VSF/Divulgação

Um paciente de coronavírus (covid-19) que estava em um hospital particular de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, foi aplaudido na despedida da unidade de saúde. Ele recebeu alta nessa terça-feira (14), após passar quase um mês internado na unidade.

O homem deu entrada na Unimed Vale do São Francisco (VSF) no dia 22 de março, em uma ala específica para doenças infectocontagiosas. Ele chegou com um quadro gripal e falta de ar. Após a realização de exames, recebeu o diagnóstico da covid-19. Ao longo dos dias, ele apresentou piora no quadro respiratório e foi levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde chegou a ser entubado e ficou 12 dias em ventilação mecânica.

De acordo com a médica intensivista coordenadora da UTI, Rosivania de Castro, o sentimento da equipe foi de esperança e gratidão após o paciente apresentar sinais de recuperação. "Desde o último dia 6, ele vem apresentando uma melhora gradativa e satisfatória e por conta desse quadro positivo o mais indicado para o momento é a alta hospitalar", destacou.

Emoção na despedida

Para marcar o momento especial, os profissionais de saúde envolvidos no atendimento fizeram uma despedida para o paciente, com aplausos e canções. Uma pessoa da família esteve no momento e agradeceu à equipe.

Participaram do atendimento mais de 50 profissionais, entre médicos intensivistas e clínicos, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, além de enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, nutricionistas, maqueiros, farmacêuticos, assistentes sociais, psicólogos, pessoal da limpeza, radiologia, laboratório, administrativo, compras e manutenção.

Mesmo com a saída do hospital, o paciente deverá permanecer isolado em casa, sendo monitorado pelas equipes da Unimed Vale do São Francisco e pela Vigilância Epidemiológica do município.

Números em Petrolina

De acordo com o boletim da covid-19 dessa terça-feira (14), Petrolina tem seis casos confirmados da doença, sendo que um deles já está recuperado. Os outros estão em tratamento ou em isolamento domiciliar. Oito casos estão sendo investigados; outros 17 foram descartados. Não houve morte no município.