Um paciente de coronavírus (covid-19) que estava em um hospital particular de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, foi aplaudido na despedida da unidade de saúde. Ele recebeu alta nessa terça-feira (14), após passar quase um mês internado na unidade.
- Decreto prorroga suspensão de aulas em escolas e creches de Petrolina
- Estabelecimento que descumprir decreto pode perder licença de funcionamento em Petrolina
- Petrolina corta gastos e R$ 14,6 milhões serão redirecionados para saúde
- 1ª paciente diagnosticada com coronavírus em Petrolina tem cura clínica
- UPAE de Petrolina vira unidade dedicada para o novo coronavírus
- Prefeitura de Petrolina abre plataforma virtual para orientação sobre coronavírus
O homem deu entrada na Unimed Vale do São Francisco (VSF) no dia 22 de março, em uma ala específica para doenças infectocontagiosas. Ele chegou com um quadro gripal e falta de ar. Após a realização de exames, recebeu o diagnóstico da covid-19. Ao longo dos dias, ele apresentou piora no quadro respiratório e foi levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde chegou a ser entubado e ficou 12 dias em ventilação mecânica.
De acordo com a médica intensivista coordenadora da UTI, Rosivania de Castro, o sentimento da equipe foi de esperança e gratidão após o paciente apresentar sinais de recuperação. "Desde o último dia 6, ele vem apresentando uma melhora gradativa e satisfatória e por conta desse quadro positivo o mais indicado para o momento é a alta hospitalar", destacou.
Emoção na despedida
Para marcar o momento especial, os profissionais de saúde envolvidos no atendimento fizeram uma despedida para o paciente, com aplausos e canções. Uma pessoa da família esteve no momento e agradeceu à equipe.
Participaram do atendimento mais de 50 profissionais, entre médicos intensivistas e clínicos, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, além de enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, nutricionistas, maqueiros, farmacêuticos, assistentes sociais, psicólogos, pessoal da limpeza, radiologia, laboratório, administrativo, compras e manutenção.
Mesmo com a saída do hospital, o paciente deverá permanecer isolado em casa, sendo monitorado pelas equipes da Unimed Vale do São Francisco e pela Vigilância Epidemiológica do município.
Números em Petrolina
De acordo com o boletim da covid-19 dessa terça-feira (14), Petrolina tem seis casos confirmados da doença, sendo que um deles já está recuperado. Os outros estão em tratamento ou em isolamento domiciliar. Oito casos estão sendo investigados; outros 17 foram descartados. Não houve morte no município.