Boletim

Caruaru tem mais sete casos confirmados de coronavírus; total chega a 30

Entre os infectados está um médico

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 24/04/2020 às 10:54
Martin Lopez/Pexels
FOTO: Martin Lopez/Pexels

A cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, confirmou sete novos casos do novo coronavírus (covid-19) na noite dessa quinta-feira (23). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as transmissões foram do tipo comunitária.

Entre os novos casos há um médico de 46 anos, que está com o quadro de saúde estável e em isolamento domiciliar. Há outros pacientes com 30, 31, 35, 44 e 49 anos que também estão estáveis e isolados em casa. Apenas um dos novos casos, uma pessoa de 50 anos, está internada em um hospital particular, em observação.

Agora, a Capital do Agreste tem 30 casos confirmados da covid-19, com três mortes. Outros 104 casos estão em investigação e 138 foram descartados.

Prefeitura recomenda uso de máscaras

A prefeita de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, Raquel Lyra, divulgou nesta quinta-feira (23) que o uso de máscaras será recomendado para as pessoas que forem sair de casa na cidade, como forma de prevenção ao novo coronavírus (covid-19).

Orientações e dúvidas

De acordo com os protocolos do Ministério da Saúde, as pessoas que apresentarem sintomas leves, como coriza e febre, devem permanecer em casa, em observação. Se os sintomas evoluírem para coriza, febre e tosse, a pessoa deve procurar uma unidade básica de saúde para os primeiros atendimentos.

Já para o caso destes sintomas acompanhados de falta de ar, a pessoa deve procurar a UPA Respiratória, que está funcionando na UPA da Boa Vista.

Os casos leves devem ser tratados com repouso, hidratação e boa alimentação, além de analgésicos e antitérmicos. É preciso ainda cumprir um isolamento de 14 dias a contar da data de início dos sintomas. A Secretaria de Saúde está acompanhando os pacientes por telefone até o fim do período de isolamento.

A população pode tirar dúvidas e obter informações sobre o novo coronavírus através do número do Disk Covid-19: 0800 281 7080

Números em Pernambuco

Subiu para 3.604 o número de casos confirmados do novo coronavírus (covid-19) em Pernambuco, de acordo com boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgado nessa quinta-feira (23). Foram 306 novos casos nas últimas 24h, e 30 novas mortes. O estado totaliza agora 312 óbitos pela doença.