Doação

Família se une para distribuir sopa para moradores de rua em Caruaru

Até 150 refeições por noite são doadas pelo grupo

Vanessa Nôvak
Vanessa Nôvak
Publicado em 13/05/2020 às 6:49
DIvulgação
FOTO: DIvulgação

A "Sopa da Dona Branca" é um lindo gesto de solidariedade que começou a partir do olhar puro de duas crianças: Laynara Júllya, 7 anos, e Lavynia Sophia, 8 anos, filhas de Larissa Juliana e netas da Dona Branca, e faz a diferença na vida de muita gente. Enquanto caminhavam pelas ruas de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, as crianças logo se deram conta de que havia muitas pessoas que precisavam de ajuda.

Assim começou, no mês de abril, o projeto desenvolvido pela família da Dona Branca, dona das mãos que prepararam a sopa para ser doada aos moradores de rua e pessoas mais carentes da cidade.

Covid-19: Saiba como doar para a ação Atitude Cidadã, do IJCPM

A família já tinha uma certa intimidade com ações solidárias, pois comumente as realiza no Dia das Crianças. Contudo, desta vez é um pouco diferente, pois eles saem às ruas durante a noite para garantir o jantar de muitas pessoas que se abrigam em praças e debaixo de marquises na cidade. Eles conseguem levar 150 refeições por noite, em formato de "quentinhas", para os necessitados.

As refeições, que saciam a fome e aquecem as noites de muitos moradores de rua e outras pessoas em situação de vulnerabilidade social, são levadas por toda a família. Juntos, com membros de todas as idades, eles fortalecem os laços fazendo o bem aos que, pelo menos por agora, não podem estar com os seus. Ao todo, são 20 pessoas envolvidas na ação. A família de Dona Branca mora no bairro Santa Rosa; são pessoas simples, trabalhadoras, que pedem a ajuda de amigos e parentes para comprar os ingredientes e levar o alimento a quem tanto necessita.

Os filhos, sobrinhos, netos, e amigos se espalham procurando em cada local da rua alguém que precise da sopa, enquanto a Dona Branca fica na carroceria do veículo, usado para o transporte, administrando a distribuição. Para eles, a recompensa é fazer o bem juntos.