Ação solidária

Grupo de amigos arrecada donativos para pessoas carentes em Caruaru

A ação está sendo realizada desde março e doa alimentos e máscaras de proteção

Vanessa Nôvak
Vanessa Nôvak
Publicado em 13/05/2020 às 14:38
Divulgação
FOTO: Divulgação

Os amigos Sara Galdino, Sabrina Carvalho e Jorge Xavier, moradores de Caruaru, Agreste de Pernambuco, não se mantiveram parados diante do cenário de isolamento social e agravamento dos problemas econômicos de muitas pessoas no município. Desde o mês de março, momento em que tiveram início as medidas de distanciamento social decorrentes do risco de contaminação pelo novo coronavírus, os amigos estão arrecadando doações para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social na cidade.

Covid-19: Saiba como doar para a ação Atitude Cidadã, do IJCPM

As meninas, Sabrina e Sara, deram os primeiros passos ao decidir doar água e sabão para que as pessoas em situação de rua pudessem higienizar as mãos e tentar evitar a contaminação pelo vírus. As jovens tinham o valor de R$ 50 para começar a ação. Jorge, ao ficar sabendo, juntou-se às meninas e eles começaram a pedir ajuda de amigos e divulgar nas próprias redes sociais, e assim o grupo foi crescendo.

Jorge conta que, para ele, é um milagre diário, pois começaram sem recursos, apenas com a vontade de ajudar o próximo, e não tem faltado mãos e corações dispostos a contribuir com o trabalho para as pessoas carentes. Ele também conta que a ação tem crescido e já alcança vários bairros mais carentes de Caruaru.

Chamados de “Filhos da Justiça”, o grupo vai às ruas de Caruaru durante todas as noites, de segunda a sábado, para levar alimentos para as pessoas que, muitas vezes, não têm onde e nem como preparar suas refeições.

As doações podem ser em alimentos, roupas, equipamentos de proteção, produtos de higiene e até móveis e eletrodomésticos, já que muitas famílias caruaruenses também foram atingidas por uma forte enxurrada que aconteceu no mês de abril, na cidade de Caruaru. Mais de 500 cestas básicas já foram arrecadadas e distribuídas, e mais de cinco mil refeições foram entregues pelo grupo, que agora conta com 20 pessoas, e não para de trabalhar.

Atualmente, os Filhos da Justiça contam com a ajuda de alguma empresas, comunidades religiosas, amigos e qualquer pessoa que queira contribuir com a causa. Os interessados podem ligar para os números (81) 9.9301.7040, (81) 9.9924.8841, ou (81) 9.9841.0453. Os integrantes do grupo se revezam para fazer o recolhimento das doações.