A Caixa Econômica Federal anunciou que vai bloquear a transferência dos recursos da segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600 para alguma outra conta através de DOC ou TED. Esse impedimento é para quem recebe o auxílio pela poupança digital.
Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, essa medida foi adotada porque pessoas estavam transferindo o dinheiro para conhecidos e estariam driblando o calendário de saques. O calendário foi elaborado com o objetivo de diminuir aglomerações nas agências bancárias.
De acordo com a lei que criou o benefício, é garantida "no mínimo uma transferência eletrônica de valores ao mês sem custos para conta bancária mantida em qualquer instituição financeira habilitada a operar pelo Banco Central". Em relação a essa proibição, a Caixa informou que "as regras definidas para o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial seguem o estabelecido pela portaria nº 386 do Ministério da Cidadania, publicada no Diário Oficial da União no dia 15 de maio de 2020".
Nessa quarta-feira (20), a Caixa começou a pagar a segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600 para as pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que não recebem Bolsa Família (e receberam a primeira parcela até 30 de abril). Além disso, também receberão o dinheiro os beneficiários do programa Bolsa Família com Número de Identificação Social (NIS) terminado em 3.
*Com informações do Estadão Conteúdo e JC
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou durante reunião com empresários, nessa terça-feira (19), que o auxílio emergencial de R$ 600 poderia ser prorrogado por um ou dois meses, caso o valor fosse reduzido para R$ 200.
"Se voltar para R$ 200, quem sabe não dá para estender um mês ou dois? R$ 600 não dá. É possível que aconteça uma extensão. Mas será que temos dinheiro para uma extensão a R$ 600? Acho que não", declarou.
Algumas pessoas continuam à espera da análise da solicitação para receber o auxílio emergencial. O questionamento do motivo da demora tem sido recebido de forma recorrente pela Caixa Econômica Federal (CEF). De acordo com a Caixa, o banco disponibiliza o aplicativo e o site para cadastramento e acompanhamento das solicitações do auxílio.
A partir do momento em que o solicitante registra os dados, as informações coletadas são enviadas à Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) para avaliação dos requisitos. Entenda como funciona o processo de análise.
Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC
Não localizamos uma assinatura ativa do JC para esta conta.
Para acessar este e outros conteúdos exclusivos, assine aqui.
Seu e-mail não é {{ email }} ou precisa trocar de conta?
Entre novamente.
{{ signinwall.metadata.blocked_text }}
Já é assinante?
Selecione o seu plano
{{ plans.first.name }}
R$ {{ plans.first.formatted_price }} /{{ plans.first.subscription_type }}
{{ plans.first.paywall_description }}
{{ plans.second.name }}
R$ {{ plans.second.formatted_price }} /{{ plans.second.subscription_type }}
{{ plans.second.paywall_description }}
{{ plans.third.name }}
R$ {{ plans.third.formatted_price }} /{{ plans.third.subscription_type }}
{{ plans.third.paywall_description }}
Pagamento
Assinatura efetuada com sucesso!
Agora você tem acesso a todo o conteúdo do nosso portal!
voltar para o conteúdoNão foi possível realizar sua assinatura.
Por favor, verifique as informações de pagamento e tente novamente.