Atendimento presencial no INSS deve voltar em julho

Retorno será gradual para evitar aglomerações
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 20/06/2020 às 9:50
Agências do INSS irão retomar atendimento de forma gradual Foto: Agência Brasil


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou até o dia 10 de julho o atendimento remoto aos segurados. A portaria com a prorrogação será publicada no Diário Oficial da União (DOU) da próxima segunda-feira (22). Com isto, a volta do atendimento presencial nas agências do INSS está prevista para o dia 13 de julho, de forma gradual.

De acordo com o instituto, a portaria irá detalhar diretrizes e protocolos que serão implementados pelo órgão para que o segurado "seja atendido com segurança e conforto nas unidades".

Na primeira fase do retorno, deverão ser priorizados os serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional.

A volta destes serviços tem como objetivo dar mais rapidez aos processos que precisam essencialmente do atendimento presencial. Os serviços que não estarão disponíveis de forma presencial neste primeiro momento continuam pelos canais remotos.

Agendamento

Segundo o INSS, é preciso fazer o agendamento do atendimento pelo site Meu INSS, pelo aplicativo ou pelo telefone 135. O órgão informa que os segurados que não realizarem o agendamento não serão atendidos nas agências, como forma de evitar aglomerações, seguindo as determinações do Ministério da Saúde.

O plantão para tirar dúvidas continua até a volta total do atendimento presencial.

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