O inverno 2020 começou oficialmente neste sábado (20) e a previsão é de chuvas acima da média em Pernambuco, de acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). Nas últimas semanas, já foram registradas chuvas fortes em vários municípios do Estado.
- Apac emite aviso de chuvas fortes para Zona da Mata e Região Metropolitana
- Veja a situação de barragens de Pernambuco após chuvas
- Chuva deixa 2,3 mil pessoas desabrigadas em Pernambuco
- Governo de Pernambuco monitora situação dos municípios atingidos pelas chuvas
- Chuvas: moradores de áreas ribeirinhas de Caruaru devem ficar em alerta
De acordo com a Apac, algumas cidades já tiveram chuvas acima da média esperada para todo o mês de junho, como Amaraji, Belém de Maria, Catende, Gameleira, Jaqueira, Maraial e São Benedito do Sul, na Zona da Mata.
No Agreste, houve precipitação acima da média do mês em Águas Belas, Altinho, Barra de Guabiraba, Bezerros, Bom Conselho, Bonito, Camocim de São Felix, Caruaru, Correntes, Cumaru, Itaiba, Jurema, Passira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, São Joaquim do Monte, Surubim, Taquaritinga do Norte, Toritama e Tupanatinga.
Na Região Metropolitana do Recife (RMR), as chuvas estão dentro do volume esperado para o mês de junho.
Barragem rompe e deixa desabrigados
Na última segunda-feira (15) uma barragem privada localizada em Sairé, no Agreste, rompeu devido às fortes chuvas. A barragem tem cerca de oito metros de altura, 120 metros de comprimento e capacidade para acumular 350 mil metros cúbicos de água.
Ninguém ficou ferido, mas o episódio deixou mais de 1,2 mil pessoas desalojadas em Barra de Guabiraba, município próximo. Várias ruas ficaram alagadas e houve danos materiais para alguns moradores. As enchentes do rio Sirinhaém e do rio Jacuípe também provocaram danos em Gameleira, Barreiros, São José da Coroa Grande e na Vila Santa Terezinha, distrito de Água Preta.