Fundarpe aceita proposta de tombamento da igreja submersa de Petrolândia

A igreja foi inundada para a construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga em 1987
Eduarda Cabral
Publicado em 12/01/2021 às 16:55
Igreja parcialmente submersa é um dos principais pontos turísticos da cidade Foto: Reprodução/TV Jornal Interior


Nesta terça-feira (12), a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) divulgou por meio do Diário Oficial do Estado que deferiu a proposta de tombamento da igreja submersa de Petrolândia.

A Fundarpe disse na publicação que o tombamento visa o reconhecimento da relevância histórica e simbólica da igreja localizada no Lago Itaparica. "A ação visa assegurar ao bem em exame até a resolução final, o mesmo regime de preservação dos bens tombados de acordo com a legislação estadual", afirma o texto.

A igreja dedicada ao Sagrado Coração de Jesus é um famoso ponto turístico da cidade e foi inundada para a construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga em 1987. Apenas o topo da igreja é visível atualmente e a cidade ficou conhecida como "Atlântida Brasileira" por causa da inundação. 

Vontade popular

O pedido de tombamento foi protocolado em novembro de 2020 pelo Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia (IGH), que trabalha em prol da preservação da memória da cidade. A iniciativa contou com um abaixo assinado, que recolheu mais de mil assinaturas.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory