Folia

Carnaval sem feriado: veja destinos para curtir fim de semana no interior de Pernambuco

Confira cinco municípios com opções de turismo

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 30/01/2021 às 15:28
Flávio Lima/TV Jornal Interior
FOTO: Flávio Lima/TV Jornal Interior

Para muita gente o ano só começa depois do carnaval, mas em 2021 as coisas serão diferentes por causa da pandemia de Covid-19.  Na quinta-feira (28) o Governo de Pernambuco suspendeu o ponto facultativo dos festejos de momo deste ano. Cabe aos municípios  decidir se vão aderir ou não a decisão estadual.

Para aproveitar a folia dos dias entre 13 e 17 de fevereiro evitando aglomerações e mantendo as medidas de prevenção ao coronavírus, o folião pode viajar para as cidades do interior. O fim de semana por perto é uma opção para quem não quer deixar de curtir o carnaval.

Confira cinco municípios com opções para o turismo

Gravatá

O turismo rural e de natureza, com trilhas, cachoeiras, fazendas e haras são a referência de Gravatá. A cidade também é conhecida pelos casarões centenários, praças, polo moveleiro e restaurantes de comida tradicional nordestina, além das casas de fondue.

Alguns dos pontos principais são o antigo Mercado Municipal de Gravatá, que foi transformado em centro gastronômico. Na antiga cadeia, funciona o Memorial de Gravatá, um pequeno museu com objetos de antigos moradores e uma biblioteca municipal. Além do pequeno Cristo Redentor, localizado no alto do Cruzeiro.

Garanhuns

Garanhuns tem o único Relógio de Flores do Norte e Nordeste, na Praça Tavares Correia. O relógio tem quatro metros de diâmetro e funciona a cristal de quartzo. Outra referência da cidade é o Cristo do Magano, que fica a 1.030 metros de altitude e oferece uma ampla vista da cidade.

Também conhecido como Parque dos Eucaliptos, a atração é o maior parque da cidade, cercada por eucaliptos. É uma ótima dica para quem procura diversão. Há ainda o Parque Ruber Van Linden, local  arborizado e repleto de plantas e flores raras e o O Santuário da Mãe Rainha para quem procura um local de oração.

Caruaru

Conhecida como a Capital do Forró, a cidade também é referência pelas suas feiras, com ervas medicinas, comidas típicas, itens de cozinha, artesanato, renda, couro e palha. Além da Feira da Sulanca, que vende para todo o país. O Alto do Moura é outro lugar de destaque, lá fica a Casa Museu Mestre Vitalino, figura de renome na arte do barro.

O Museu da Fábrica de Caroá retrata o tempo de ascensão da fibra do caroá (responsável pela confecção de barbantes, cestos, chapéus, e outras peças artesanais e decorativas). Lá estão expostos painéis explicativos sobre o funcionamento da fábrica e objetos usados na época. Há ainda o Museu do Cordel,  Memorial Mestre Galdino, a Casa da Cultura José Condé, a Via Parque, Serra dos Cavalos e os parques ecológicos.

Taquaritinga do Norte

O turismo em Taquaritinga do Norte é famoso pelos passeios na Rampa do Pepê, Mirante do Cruzeiro, Mirante do Cumbe, Igreja Nossa Senhora da Conceição e casarios em Gravatá do Ibiapina, Igreja Matriz de Santo Amaro, praças Antônio Pereira de Lucena e Pe. Otto Sailler, Açude de Santo Amaro.

São várias opções para quem visita a cidade, desde a contemplação de belas paisagens com trilhas ecológicas pelas matas fechadas, até a prática de esportes radicais, como vôo livre e rapel. Na cidade encontra-se o segundo ponto mais alto do estado de Pernambuco, na Serra da Taquara, com 1.086 metros acima do nível do mar.

Pesqueira

O Mirante de Pesqueira fica localizado na Serra do Ororubá. Dá pra ver toda a cidade e te proporciona um lindo por do sol. O turismo religioso do município tem como principal ponto de atração a visita ao Santuário de Cimbres. Localizado na área rural do município, o espaço que é reconhecido como um dos poucos lugares do mundo pela aparição de Nossa Senhora para duas garotas no ano de 1936.

O Santuário do Monte da Graça guarda uma vista privilegiada da cidade e é um dos destaques do ciclo de visitação religiosa de Pesqueira. Um dos pontos de visita obrigatórios na passagem por Pesqueira é o Museu do Doce, localizado na antiga Fábrica Rosa. O Castelo do Torres, como é conhecido na cidade é outra parada obrigatória.