ponto facultativo

Comércio vai abrir em Caruaru no Carnaval de 2021?

Sindloja divulga posicionamento e orientações para o período em que seriam realizadas as festividades

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 03/02/2021 às 11:53
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Com a suspensão do ponto facultativo no Carnaval em 2021, em Pernambuco, os municípios podem decidir se mantém ou não a decisão. A Prefeitura de Caruaru, no Agreste, anunciou por meio de decreto que vai seguir a determinação do Governo do Estado. Sendo assim, repartições municipais devem funcionar normalmente no período em que seriam realizadas as festividades.

Confira as cidades que cancelaram ponto facultativo no Carnaval em Pernambuco

Prefeitura de Caruaru cancela ponto facultativo no Carnaval 2021

Por sua vez, o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja) divulgou uma orientação para os lojistas da cidade. As empresas devem decidir por conta própria se querem ou não abrir durante os dias do Carnaval, já que o feriado não é regulamentado.

Em pesquisa realizada entre lojistas, o Sindloja constatou que 75% pretendem fechar suas lojas nos dias 15 e 16 de fevereiro e 25% pretendem abrir. Já o levantamento realizado pela Associação dos Contabilistas de Caruaru e Agreste de Pernambuco (Accape), em parceria com o Sindloja, constatou que 60% das empresas desejam fechar no carnaval e 40% desejam abrir.

Sem feriado de Carnaval, Pernambuco pode suspender Semana Santa e São João

O Sindloja reforçou ainda que para funcionar nos dias de Carnaval não é necessário que a empresa comunique aos sindicatos nem pague ajuda de custo aos funcionários. Em caso de a empresa optar pelo não funcionamento, o lojista pode descontar a folga dos colaboradores no banco de horas.