Economista fala sobre os impactos econômicos do cancelamento do Carnaval

Os trabalhadores informais serão um dos mais afetados pela não realização da festa
Laís Milena
Publicado em 12/02/2021 às 15:26
Os ambulantes precisam se cadastrar para trabalhar no carnaval Foto: Acervo/JC Imagem


O cancelamento das festas de Carnaval terá consequências econômicas para todo o país. Em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, houve nos últimos anos o resgate das prévias carnavalescas, que estava em constante crescimento. Além da não realização das festividades, o feriado de Carnaval não será considerado como ponto facultativo, medida adotada para evitar aglomeração.

Confira o que abre e fecha durante os dias do Carnaval
Carnaval sem feriado: veja como aproveitar o fim de semana em Caruaru

Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), cerca de R$ 8 bilhões deixarão de serem injetados na economia brasileira, com base no ano passado. Além de 25 mil oportunidades de emprego que não serão abertas.

O cancelamento provocará impactos negativos significativos na economia caruaruense. “Quando traçamos este cenário à nível da economia local, não é diferente. Já que sendo Caruaru o mais importante centro comercial de bens e serviços, do Agreste Pernambucano, toda e qualquer festividade que movimentem a economia do entorno, gera demanda por artigos do vestuário, por alimentos, por matérias-primas diversas, e por serviços. Desta forma, há uma certa preocupação diante de um cenário de queda no consumo como um todo, nesse início de ano, ausência do auxílio emergencial e aumento do nível de desemprego”, explica.

Trabalhadores informais

O impacto é sentido, sobretudo, pelos trabalhadores informais, como destaca a economista, Eliane Alves. “Sem dúvida, o cancelamento de uma festividade de proporções tão significativas na nossa economia, como é o carnaval, impacta negativamente em diversos setores, sobretudo o informal, já que boa parte da renda que circula nesse período é da demanda por produtos ofertados por ambulantes”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory