Dia das Mães: a difícil tarefa de ser mãe durante a pandemia

Mulheres descobriram, através da maternidade, que o amor pode ser transformado em aprendizado e esperança. 
Hanna Aragão
Publicado em 09/05/2021 às 12:23
Dia das mães Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal/ Jacque Tamboo e Camila Lucena


Em 2020, o Dia das Mães aconteceu logo no início da pandemia da Covido-19 no Brasil. O que não parecia durar muito, já dura mais de uma ano e apesar do tempo, se acostumar continua sendo um processo diário. Se o isolamento por si só já é difícil de lidar, vivenciar esse momento estando grávida parece muito pior, mas através da maternidade Jacque Tamboo e Camila Lucena, descobriram que o amor pode ser transformado em aprendizado e esperança. 

Jacque Tamboo, é mestra em design e tem 34 anos, ela e o esposo descobriram que estavam grávidos no final de 2019 e tiveram a pequena Catarina em junho de 2020, no pico da primeira onda do corononavírus no Brasil. A designer explicou que passou os últimos 3 meses da gestação completamente isolada, saindo apenas para o exames e consultas do pré-natal. "Foi muito difícil não ter a presença da nossa família, dos amigos, não poder celebrar e viver essa fase tão importante com tranquilidade. Quase não temos registros da gravidez com outras pessoas", contou. 

Jacque teve Catarina em julho, no início da primeira onda de Covid-19 no Brasil
Reprodução/Arquivo Pessoal/Jacque Tamboo

Desde que o coronavirus chegou no país, mais de 400 milhões de pessoas foram levadas pela doença. A mãe de primeira viagem, contou que teve que se adaptar junto com o esposo, numa rotina de trabalho, estudo e cuidados com a gestação. 

O puerpério é um período muito solitário. Isso está absolutamente potencializado com o isolamento causado pela pandemia. A mães precisam de suporte, de um ombro amigo, de escuta, de atenção e de cuidado. Precisamos cuidar de quem cuida de todo mundo, afirma Jacque Tamboo.

Antes de ser mãe, as mulheres tem uma trajetória de vida, que, muitas vezes, passa despercebida, pelo simples fato de se tornar mãe. Jacque Tamboo é desingner, produtora de moda, professora, empreendedora, e agora, mãe de Catarina. Camila Lucena, é publicitária, missionária, estudante de psicologia, e agora, mãe de Maria Eduarda. Ambas são mulheres com desejos, amores, coragens e medos. Todos os dias se descobrem no novo trabalho de cuidar e amar outra vida. Se descobrem na tarefa de ser mãe.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory