Saúde

Covid-19: terceira dose em todos os adultos não conta com aval da Anvisa

Falta de aprovação não impede, porém, que a terceira dose seja aplicada

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 17/11/2021 às 8:29
Notícia
Victor Patrício/Prefeitura de Camaragibe
Vacina contra a covid-19 - FOTO: Victor Patrício/Prefeitura de Camaragibe
Leitura:

A decisão de ampliar a dose de reforço para todos os adultos acima de 18 anos, anunciada pelo Ministério da Saúde nessa terça-feira (16), ainda não possui o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “As discussões sobre a dose de reforço são debates técnicos que estão a todo momento em curso. Entretanto, a Anvisa não foi consultada sobre a ampliação da dose de reforço para todas as pessoas maiores de 18 anos”, disse a agência. Isso não impede, porém, que a terceira dose seja aplicada.

..

Em nota, a agência reguladora enfatiza ainda que existe diferença entre os planos vacinais das bulas dos imunizantes e o planejamento estratégico de imunização do governo federal. “O esquema previsto em bula e aprovado pela Anvisa indica a forma de uso da vacina que, segundo os estudos, produz os melhores resultados de imunização. Já a estratégia de vacinação de reforço é uma decisão da autoridade de saúde sobre como determinado imunizante será aplicado na população de forma a se obter a melhor cobertura vacinal e as estratégias de monitoramento das reações adversas”, diz a nota.

Antes, a terceira dose só era permitida para idosos maiores de 60 anos, imunossuprimidos e profissionais da saúde. Com a decisão do Ministério da Saúde, 158 milhões de pessoas passam a ser elegíveis para receber a terceira dose.

*Com informações da VEJA

Comentários

Mais Lidas