Saúde

Veja o que se sabe sobre os três casos confirmados da variante Ômicron da covid no Brasil

Variante foi detectada pela primeira vez no final de novembro

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 02/12/2021 às 9:04
Notícia
Miva Filho/SES-PE
Centro de testagem para o coronavírus no Ceasa-PE - FOTO: Miva Filho/SES-PE

Três casos da variante Ômicron da covid-19 já foram confirmados no Brasil. A variante foi detectada inicialmente no final do mês de novembro na África do Sul e, de acordo com especialistas, há suspeitas de que ela possa ser mais infecciosa.

..

O Ômicron foi detectado em países de outros continentes e é considerada uma "variante de preocupação" pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Veja o que se sabe sobre os casos confirmados no Brasil:

Dois primeiros casos confirmados

Os dois primeiros casos de pacientes infectados com a variante no Brasil foram confirmados no dia 30 de novembro oficialmente pelo Instituto Adolfo Lutz e pela Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo.

De acordo com a UOL, os pacientes são um homem de 41 anos e uma mulher de 37 anos, missionários na África do Sul. Eles desembarcaram no Aeroporto Internacional de Guarulhos em 23 de novembro e vieram ao Brasil para visitar a família.

Eles realizaram um exame PCR no laboratório do Hospital Israelita Albert Einstein para poder retornar à África do Sul no dia 25 de novembro e testaram positivo para a ômicron.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, ambos apresentavam sintomas leves e haviam se vacinado. Eles passam bem e estão isolados.

Terceiro caso confirmado

A confirmação do terceiro paciente com a ômicron ocorreu nessa quarta-feira (1º) em São Paulo. Trata-se de um homem de 29 anos que chegou ao Aeroporto Internacional de Guarulhos no dia 27 de novembro após um voo da Etiópia. Ele havia sido vacinado.

O paciente fez o teste no aeroporto ao desembarcar. De acordo com a Secretaria de Saúde paulista, ele está bem, não tem sintomas e está isolado.

Veja o que se sabe sobre nova variante da covid-19 detectada na África do Sul

Caso suspeito no Rio de Janeiro

Nessa quarta, a prefeitura do Rio de Janeiro informou que está investigando um caso suspeito da doença causada pela variante ômicron.

Segundo o secretário de Saúde Daniel Soranz, a paciente é uma mulher que chegou de Johannesburgo, África do Sul, e desembarcou em 21 de novembro no Rio de Janeiro. Uma amostra foi enviada para a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) para ser analisada.

*Com informações da UOL

Comentários