covid-19

Cientista criadora da vacina da AstraZeneca diz que próxima pandemia poderá ser pior

Sarah Gilbert alerta que o conhecimento adquirido na atual crise deve ser usado para uma eventual futura pandemia

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 06/12/2021 às 15:20
Notícia
Janaína Pepeu/Prefeitura de Caruaru
Vacinação contra a Covid-19 em Caruaru - FOTO: Janaína Pepeu/Prefeitura de Caruaru

Nesta segunda-feira (6), uma das criadoras da vacina para Covid-19 da AstraZeneca afirmou que uma futura pandemia poderá ser mais letal do que a atualmente vivenciada em todo o mundo. A cientista da Universidade de Oxford Sarah Gilbert, fez o discurso num evento gravado pela emissora BBC, e disse que são necessários mais recursos para a pesquisa científica.

..

Esta não será a última vez que um vírus ameaça nossas vidas e meios de subsistência", declarou. "A verdade é que a próxima será pior, poderá ser mais contagiosa ou mais letal, ou ambas as coisas", acrescentou, segundo trechos do discurso.

A cientista da Universidade de Oxford afirmou ainda que o conhecimento adquirido com a Covid-19 deve ser usado para a preparação de uma eventual futura crise.

Em relação à variante ômicron, Gilbert destacou que as suas mutações fazem o vírus ter maior potencial de transmissão e admitiu ser possível que as vacinas sejam menos eficazes para prevenir infecções, mas insistiu que isso não significa que sejam menos eficazes para reduzir doenças graves ou morte.

"Até que saibamos mais, devemos ser cautelosos e tomar medidas para desacelerar a disseminação dessa nova variante", disse.

Comentários