nova cepa

Covid-19: Pfizer e BioNTech afirmam que três doses da vacina neutralizam variante Ômicron

Terceira dose aumenta os anticorpos em 25 vezes, segundo fabricantes. Duas doses seguem protegendo contra casos graves da doença

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 08/12/2021 às 11:21
Notícia
Divulgação/ SES-PE
Novos resultados ratificaram predomínio da variante Gama (P.1) em Pernambuco - FOTO: Divulgação/ SES-PE

Nesta quarta-feira (8), a BioNTech e a Pfizer disseram que estudos preliminares demonstram que três doses de sua vacina contra a Covid-19 neutralizam a variante Ômicron.

No comunicado, as empresas explicaram que duas doses da vacina resultaram em anticorpos neutralizantes significativamente mais baixos, mas que uma terceira dose aumenta os anticorpos em 25 vezes. Ainda segundo os fabricantes, o resultado obtido um mês após a terceira dose é comparável ao observado após duas doses contra a cepa original.

..

Pfizer e BioNTech alertam que a vacina segue protegendo contra as formas graves da doença. O imunizante é o segunda mais aplicado no Brasil, com 33,5% das doses administradas, segundo dados do Ministério da Saúde.

“Embora duas doses da vacina ainda possam oferecer proteção contra forma grave causada pela cepa ômicron, a partir desses dados preliminares está claro que a proteção é melhorada com uma terceira dose”, disse Albert Bourla, presidente e CEO da Pfizer.

As empresas continuarão a coletar mais dados de laboratório. Eles acrescentaram que, se necessário, podem entregar uma vacina adaptada para a nova variante em março de 2022.

*Com informações do G1

Comentários