Uma médica do Hospital da Clínicas, de São Paulo, utilizou uma rede sociais para alertar as pessoas a respeito do uso de chá emagrecedor. Isso porque uma paciente precisou ser internada na unidade de saúde e agora precisará fazer um transplante de fígado.
..
A médica cirurgiã e gastroenterologista, Liliana Ducatti Lopes, disse que a paciente teve hepatite fulminante após tomar um chá emagrecedor de 50 ervas, incluindo chá verde, carqueja e mata verde, e agora aguarda por um doador para fazer o transplante de fígado.
No vídeo compartilhado nas redes sociais, Ducatti afirma que a paciente não tinha nenhum problema de saúde prévio e desenvolveu uma falência aguda do fígado. "Se não transplantar vai a óbito em 24, 48 ou 72 horas. São casos dramáticos", afirma a médica.
Ver essa foto no Instagram
O que provocou a doença?
A médica explicou que, ao chegar no hospital com problemas, os médicos começaram a investigar a causa. A família levou ao consultório um frasco de chá emagrecedor com 50 ervas, de acordo com a médica.
"Quando olhamos o rótulo dessa medicação já podemos identificar diversas ervas conhecidas por serem hepatotóxicas, por fazerem mal ao fígado. Dentre elas, a mais comum e mais conhecida é o chá verde. É muito bem descrito na literatura, há vários relatos e papers que mostram casos de hepatite fulminante causada por uso de chá verde", explicou.
Ducatti disse que, além do chá verde, carqueja e mata verde, a composição tinha outras ervas conhecidas na literatura médica por serem prejudiciais ao fígado.
Comentários