saúde

Médica alerta sobre uso de chá emagrecedor após paciente comprometer fígado e precisar de transplante

A mulher teve falência do fígado por causa de chá com 50 ervas

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 04/02/2022 às 11:29
Notícia
Reprodução
Chá provocou problemas de saúde no fígado de mulher - FOTO: Reprodução

Uma médica do Hospital da Clínicas, de São Paulo, utilizou uma rede sociais para alertar as pessoas a respeito do uso de chá emagrecedor. Isso porque uma paciente precisou ser internada na unidade de saúde e agora precisará fazer um transplante de fígado.

..

A médica cirurgiã e gastroenterologista, Liliana Ducatti Lopes, disse que a paciente teve hepatite fulminante após tomar um chá emagrecedor de 50 ervas, incluindo chá verde, carqueja e mata verde, e agora aguarda por um doador para fazer o transplante de fígado.

No vídeo compartilhado nas redes sociais, Ducatti afirma que a paciente não tinha nenhum problema de saúde prévio e desenvolveu uma falência aguda do fígado. "Se não transplantar vai a óbito em 24, 48 ou 72 horas. São casos dramáticos", afirma a médica.


O que provocou a doença?

A médica explicou que, ao chegar no hospital com problemas, os médicos começaram a investigar a causa. A família levou ao consultório um frasco de chá emagrecedor com 50 ervas, de acordo com a médica.

"Quando olhamos o rótulo dessa medicação já podemos identificar diversas ervas conhecidas por serem hepatotóxicas, por fazerem mal ao fígado. Dentre elas, a mais comum e mais conhecida é o chá verde. É muito bem descrito na literatura, há vários relatos e papers que mostram casos de hepatite fulminante causada por uso de chá verde", explicou.

Ducatti disse que, além do chá verde, carqueja e mata verde, a composição tinha outras ervas conhecidas na literatura médica por serem prejudiciais ao fígado.

Comentários