Saúde

Covid-19 em Pernambuco: maioria dos mortos pela doença em janeiro não havia tomado todas as doses da vacina

Dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde de Pernambuco

Marília Pessoa
Marília Pessoa
Publicado em 09/02/2022 às 8:12
Notícia
Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitos de UTI dedicados a pacientes com sintomas de covid-19 em Pernambuco - FOTO: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

De acordo com a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES), a maioria dos mortos por covid-19 no mês de janeiro não havia tomado todas as doses da vacina contra a doença. A cada cinco mortos, quatro não haviam se vacinado.

..

Segundo o levantamento divulgado nessa terça-feira (8) pelo secretário de Saúde, André Longo, entre os mortos que estavam com todas as doses da vacina, 85% eram idosos com mais de 60 anos e 85% tinham doenças preexistentes.

Foram 97 mortes pela doença registradas em janeiro de 2022. Dessas, 79,4% pessoas não tinham o esquema vacinal completo com a dose de reforço. 26,8% não haviam se vacinado e 11,4% tomaram apenas uma dose.

"Os estudos científicos foram evoluindo e mostrando a necessidade do esquema vacinal com duas doses (ou dose única) mais uma dose de reforço para população adulta, porque, alguns meses após as duas primeiras doses, há uma queda de nível dos anticorpos e, assim, a proteção fica prejudicada", explica o secretário.

Internações

Ainda segundo a SES, em relação aos pacientes com covid-19 internados em leitos de UTI e de enfermaria, 83% não estavam totalmente vacinados.

Comentários


Mais Lidas