cidadania

TÍTULO DE ELEITOR: como tirar o título de eleitor? veja prazo para regularizar ou transferir título para as eleições 2022

Prazo encerra no dia 4 de maio

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 28/04/2022 às 8:30
Notícia
ANTONIO AUGUSTO/TSE
Aplicativo do e-Título pode ser baixado nas Plataformas Android e iOS - FOTO: ANTONIO AUGUSTO/TSE

As eleições 2022 se aproximam e os tribunais eleitorais já se organizam para encerrar no dia 4 de maio o prazo para emissão, regularização ou transferência de títulos de eleitor.

Os cidadãos e cidadãs têm até a próxima quarta-feira (04) para garantirem o direito de voto nas eleições realizadas em outubro deste ano.

Todo o processo pode ser realizado pela internet, através do sistema Título Net.

..

QUAL A DATA DAS ELEIÇÕES 2022?

Com previsão para ocorrer no primeiro domingo de outubro, dia 2, no primeiro turno das eleições 2022 os eleitores terão a possibilidade de votar para candidatos à Presidência da República, governador, senadores e deputados federais e estaduais.

O segundo turno deve acontecer no último domingo de outubro, dia 30.

COMO TIRAR O TÍTULO DE ELEITOR?

Na página Autoatendimento do Eleitor, através da opção "Tire seu título", é possível emitir o primeiro título. Confira abaixo o passo a passo divulgado pelo TSE:

Para comprovar a identidade, são solicitados os seguintes documentos:

  • uma foto de si mesmo, ou seja, uma selfie segurando um documento oficial com foto;
  • imagens de frente e verso do mesmo documento;
  • um comprovante de residência, que pode ser a conta de água, luz, celular ou carnê de IPTU, por exemplo.

VEJA TAMBÉM: TSE apresenta novo modelo de urna eletrônica para eleições de 2022

COMO REGULARIZAR O TÍTULO DE ELEITOR ONLINE?

A regularização do título de eleitor também pode ser feita pela internet. Para isso, é preciso consultar a situação eleitoral através do Título Net, em "Consultar a Situação do Título Eleitoral".

Caso a situação esteja irregular, basta ir à página "Quitação de Multas". É dada a opção de emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU), uma espécie de boleto para ser quitado no Banco do Brasil.

O pagamento também pode ser feito via Pix ou cartão de crédito.

Após o pagamento, volte à página de Autoatendimento – Atendimento ao Eleitor e escolha a opção "Regularize seu título eleitoral cancelado ou suspenso". Clique em "Sim" para seguir no processo.

COMO TRANSFERIR O TÍTULO DE ELEITOR?

Para solicitar a alteração de domicílio eleitoral, é preciso residir na cidade há pelo menos três meses, não ter débitos com a Justiça Eleitoral e não ter transferido ou tirado a primeira via do título nos 12 meses anteriores.

O pedido também pode ser feito pela plataforma virtual. Para isso, basta acessar a página Atendimento ao Eleitor e clicar em "Atualize seu endereço".


*Com informações de Amanda Azevedo, do JC

Comentários