PISO SALARIAL DOS ENFERMEIROS: Quando o novo salário da categoria vai começar a ser pago? Confira

Após ter sido aprovado pela Câmara dos Deputados há 20 dias, o piso salarial dos profissionais de enfermagem ainda não entrou em vigor
Bruna Oliveira
Publicado em 26/05/2022 às 21:55
O empréstimo consignado do Auxílio Brasil foi aprovado no dia 17 de março Foto: MARCOS SANTOS/USP IMAGENS


Após ter sido aprovado pela Câmara dos Deputados há 20 dias, o piso salarial dos profissionais de enfermagem ainda não entrou em vigor.

Isso acontece porque a medida ainda não foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Em entrevista realizada na semana passada, o presidente afirmou que a lei vai ser sancionada, no entanto condicionou a assinatura à definição sobre qual será a fonte de recursos para custear o reajuste salarial.

Quanto será pago aos profissionais de enfermagem?

O projeto de lei nº 2564, de 2020, define como salário mínimo inicial para os enfermeiros o valor de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente pelos serviços de saúde públicos e privados.

Já os técnicos de enfermagem receberão 70% deste valor e os auxiliares de enfermagem e as parteiras, 50%.

O que falta para o piso da enfermagem entrar em vigor?

Para que p piso salarial dos enfermeiros entre em vigor, é necessária a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), no Senado, e da indicação de fontes de financiamento do piso. O impacto no Orçamento é estimado em mais de R$ 16 bilhões.

Apresentada pela senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), a PEC 11 muda a constituição para evitar que o pagamento do piso dos enfermeiros seja suspenso na Justiça.

Caso haja consenso entre os senadores, a PEC poderá ser colocada diretamente para votação no plenário, sem passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

 

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory