enfermagem

AO VIVO VOTAÇÃO PEC DA ENFERMAGEM: acompanhe a votação do piso salarial e confira últimas notícias

Acompanhe a transmissão da votação da PEC piso salarial da Enfermagem

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 02/06/2022 às 11:19 | Atualizado em 02/06/2022 às 11:25
Notícia
MIVA FILHO/SES
REFORÇO Hospital de Retaguarda em Neurologia de Pernambuco está com 55 leitos de enfermaria - FOTO: MIVA FILHO/SES

Nesta quinta-feira (02), o Senado Federal vota em primeiro turno a Proposta de Emenda à Constituição nº 11, de 2022, chamada por alguns de PEC da Enfermagem, que cria o piso salarial nacional do enfermeiro, do técnico de enfermagem, do auxiliar de enfermagem e da parteira.

  • TEMPO REAL: clique aqui e acompanhe a votação do piso da enfermagem minuto a minuto

O objetivo da proposta é garantir segurança jurídica ao projeto de lei aprovado no Senado e na Câmara em maio, instituindo o piso salarial dos profissionais da enfermagem.

A sessão deliberativa extraordinária está marcada para as 11h. A votação deve iniciar após a leitura do parecer no Plenário pelo relator, senador Davi Alcolumbre (União-AP).

..

PEC DA ENFERMAGEM

A PEC 11/2022 muda a constituição para evitar que o pagamento do piso dos enfermeiros seja suspenso na Justiça. A proposta é da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA).

O PL prevê um piso mínimo inicial para os enfermeiros no valor de R$ 4.750, a ser pago em âmbito nacional por serviços de saúde públicos e privados.

Os técnicos de enfermagem deverão receber 70% desse valor e os auxiliares de enfermagem e as parteiras, 50%.

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), ainda não sancionou o piso da enfermagem porque aguarda a indicação de fontes de financiamento.

Para tentar solucionar essa questão, uma proposta apresentada pelo deputado Célio Studart (PSD-CE) autoriza o uso dos royalties da exploração de petróleo e gás para o pagamento do piso salarial da enfermagem.

VOTAÇÃO DO PISO DA ENFERMAGEM AO VIVO

Acompanhe ao vivo a transmissão da votação do PEC da Enfermagem abaixo.

 

 

Comentários