desaparecimento

Quem é o indigenista Bruno Araújo Pereira, encontrado morto após expedição no Amazonas com jornalista Dom Phillips

O indigenista e o jornalista desapareceram no último dia 05

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 13/06/2022 às 10:28 | Atualizado em 15/06/2022 às 9:30
Notícia
Foto: Reprodução
Indigenista Bruno Araújo Pereira - FOTO: Foto: Reprodução

Os corpos do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Araújo Pereira foram encontrados, na manhã desta segunda-feira (13), após ambos desaparecerem no Amazonas.

A informação foi divulgada pelo jornalista André Trigueiro, com a confirmação de Alessandra, esposa de Dom Phillips.

A fim de chamar atenção para o caso, a esposa do jornalista britânico já havia feito um apelo às autoridades brasileiras.

O jornalista inglês Dom Phillips, colaborador do jornal The Guardian, era acompanhado pelo indigenista Bruno Araújo Pereira em viagem pela terra indígena Vale do Javari, no município de Atalaia do Norte, quando a equipe sumiu.

..

BRUNO ARAÚJO PEREIRA

O indigenista Bruno Araújo Pereira foi o coordenador regional da Funai de Atalaia do Norte, Amazonas, na última década. Ele saiu do cargo em 2016, durante um intenso conflito registrado entre povos isolados da região.

Em 2018, Bruno tornou-se o coordenador-geral de Índios Isolados e de Recém Contatados da Fundação Nacional do Índio (Funai), quando chefiou a maior expedição para contato com índios isolados dos últimos 20 anos.

De acordo com a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), Bruno, que era servidor federal, recebia constantes ameaças. A entidade disse ao g1 que as ameaças vinham de madeireiros, garimpeiros e pescadores.

Bruno Araújo e Dom Phillips foram vistos pela última vez no último domingo (5).

*Com informações do G1

Comentários