VALORES A RECEBER: PAGAMENTO será LIBERADO em AGOSTO? Veja como CONSULTAR DINHEIRO ESQUECIDO

Sistema auxilia cidadãos no resgate de quantias que foram "esquecidas" em bancos
Gabriela Luna
Publicado em 15/08/2022 às 11:56
A primeira fase para a população consultar dinheiro "esquecido" nos bancos durou até o mês de abril Foto: Foto: Marcos Santos/USP Imagens


A consulta de Valores a Receber está prevista para ser liberada em breve. Desde o mês de abril, a nova etapa está sendo aguardada por milhões de brasileiros.

A primeira fase da consulta foi encerrada no dia 16 de abril, com mais de 2,5 milhões de pessoas recebendo algum dinheiro esquecido - o que soma um total de R$ 245,8 milhões.

O "Valores a Receber" foi criado para auxiliar os cidadãos no resgate de quantias que foram "esquecidas" em bancos. Nesta fase, o sistema acumula mais de R$ 4,1 bilhões de dinheiro esquecido.

ORIGEM DO DINHEIRO ESQUECIDO

De maneira simplificada, o dinheiro esquecido tem origem de:

  • Contas bancárias;
  • Tarifas cobradas incorretamente em transações financeiras;
  • Cotas e sobras líquidas de cooperativas de crédito;
  • Recursos de consórcios encerrados.

CONSULTA VALORES A RECEBER

Com a greve dos servidores do BC, a segunda etapa da consulta, prevista para ter sido iniciada no dia 2 de maio, teve de ser interrompida. O fim da greve foi instituído no dia 5 de julho, no entanto, nenhuma data relacionada à liberação da nova consulta foi informada.

Nesta próxima etapa, o sistema Valores a Receber será contemplado com informações atualizadas repassadas pelas instituições financeiras. Isso significa que podem existir novos recursos disponíveis - inclusive para aqueles que acessaram o sistema anteriormente e não obtiveram sucesso.

Outra novidade é que não será preciso agendar para sacar a quantia - a retirada do dinheiro esquecido pode ser feita na primeira consulta. Para isso, cidadão precisará criar uma conta Gov.br para consultar dinheiro esquecido e deverá subir o nível da conta para prata ou ouro.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory