Apesar de ter sido aprovada pelo congresso e sancionada pelo poder executivo, a lei do piso salarial da enfermagem está suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF) desde setembro de 2022.
Com isso, uma série de reuniões está sendo realizada com o Ministério da Saúde para definir como o reajuste será aplicado no contracheque dos profissionais beneficiados.
- Governo Lula divulga data de pagamento do PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM para a terça-feira (14)? Saiba como anda a MP da enfermagem e quando o piso da enfermagem será LIBERADO
- PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM LIBERADO NA SEGUNDA-FEIRA (13)? Saiba os detalhes da MP da enfermagem no governo LULA e se terá GREVE dos enfermeiros
- Enfermeiros declaram GREVE caso GOVERNO LULA não pagar PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM? Saiba tudo sobre a MEDIDA PROVISÓRIA da enfermagem
De acordo com o Conselheiro do Cofen, Daniel Menezes de Souza, a estimativa para o pagamento do piso salarial da enfermagem é positiva. Em entrevista à Rádio Gaúcha, Menezes informou que o reajuste será aplicado em breve.
"A gente está estimando ainda neste primeiro semestre [...]. A fonte de financiamento que era a principal justificativa dos municípios e do setor filantrópico já foi resolvida", comentou o conselheiro.
"Ela está agora em resolução, porque é só fazer a distribuição e a Medida Provisória para ela ter força de lei e valer de imediato", informou Menezes.
- PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM 2023: Município de SÃO PAULO anuncia o PAGAMENTO do REAJUSTE da CATEGORIA
- PISO SALARIAL ENFERMAGEM: governo LULA tem PRAZO definido para o PAGAMENTO do PISO DA ENFERMAGEM? Confira COMO ESTÁ o andamento para a IMPLEMENTAÇÃO do REAJUSTE
- PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: governo LULA divulga NOVA ATUALIZAÇÃO no PISO da ENFERMAGEM; saiba as ÚLTIMAS NOTÍCIAS do REAJUSTE da CATEGORIA
De acordo com Daniel, a previsão para que a Medida Provisória do reajuste da enfermagem seja apresentada é para o final de fevereiro ou durante o mês de março.
"A partir daí, a gente tem um segundo momento importante que é fazer com que o STF suspenda a liminar que está nesse momento impedindo o pagamento do piso", acrescentou o enfermeiro.
Após a publicação da MP, ela deverá ser editada pelo Presidente da República, Luis Inácio lula da Silva, para entrar em vigor.
Comentários